quinta-feira, junho 30, 2005

Começar sem Dário nem Luciano

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional já adiantou quais os jogadores castigados nas primeiras jornadas da época 2005/2006.

A Briosa não poderá contar com o médio ala Luciano e com o avançado Dário (caso venha a integrar o plantel da Académica) para o jogo inaugural da próxima época.

Um reforço - PEDRO

Depois de nesta época a Briosa apenas contar com Nuno Luís para fazer o lugar de lateral direito, o professor Nelo Vingada já foi ao mercado escolher alguém para complementar essa lacuna.

O lateral direito Pedro, que actualmente ainda está vinculado com o Internacional de Porto Alegre, apesar de ter sido pouco utilizado esta época (5 jogos), o professor Nelo Vingada já lhe reconheceu qualidades suficientes para o comparar com Brum e Marcel.

Aos 24 anos, 1.79m e 77kg, depois de representar o Palmeiras, Figueirense e Vitória, tem agora a sua primeira experiência internacional.
Na negociação apenas falta acertar pormenores podendo o jogador ser apresentado ainda esta semana.

O professor espera ainda poder contar com Vasco Faísca no ínicio do estágio para a época 2005/2006, assim como os restantes 23 ou 24 jogadores que irão constituir o plantel profissional da Académica.

JÁ SE SABE QUEM É O NOVO ELEMENTO DA EQUIPA TÉCNICA

Nelo Vingada anunciou que iria apenas haver uma mexida na equipa técnica da Briosa, entrando mais um elemento, não querendo na altura revelar de quem se tratava. Agora já se sabe que o reforço da estrutura de apoio ao professor Vingada é Orlando Costa, licenciado em Educação Física e mestre em Psicologia do Desporto, que desempenhava as funções de preparador físico da equipa de hóquei em patins do Riba D´Ave. Orlando Costa já tem experiência no futebol pois trabalhou nos escalões de formação do Moreirense, no tempo em que o treinador da equipa principal era Carlos Garcia. Ele conheceu Nelo Vingada através de um estágio que realizou com a equipa do Marítimo, tendo os dois criado laços de amizade.
Dou as boas vindas ao novo elemento e desejo-lhe os maiores êxitos na nossa Briosa!

quarta-feira, junho 29, 2005

Dário, Hugo Leal, Areias e Tonel

Existem possibilidades de algum destes quatro jogadores poder vir ou voltar a integrar o plantel da Briosa.

Dário
Ao que tudo indica, o avançado moçambicano que tem mais um ano de contrato com o Al Jazzira do Dubai, poderá regressar definitivamente ao Cidade de Coimbra já na próxima época.
Depois de ter sido dado como certo no Vitória de Guimarães e pretendido por outros clubes, a direcção da Briosa deverá ter enviado uma proposta pelo avançado para assim poder voltar a jogar no nosso clube do coração.
Restando agora saber se a proposta é aceite pelos árabes e pelo jogador.

Hugo Leal
O actual jogador do FCPorto não entra nas contas do novo treinador dos dragões, Co Adriansen, pelo que restará ao jogador esperar uma boa proposta de empréstimo.
O Vitória de Guimarães foi um dos emblemas que já apresentou formalmente uma proposta nesse sentido.
O presidente José Eduardo Simões, reuniu-se hoje com Pinto da Costa e o jogador Hugo Leal deverá ter sido um dos assuntos referidos nessa reunião.
O jogador já afirmou publicamente que espera representar os dragões na próxima época mas, não descarta a hipotése de continuar as boas exibições que teve na Académica mostrando igualmente uma forte empatia com o prof. Nelo Vingada.

Areias
Outro dos assuntos que deverá ter sido abordado na reunião dos presidentes da Académica e do FCPorto deverá ser a cedência de Areias que, tal como Hugo Leal, não faz parte das contas do novo treinador azul e branco.
São vários os emblemas que gostavam de ver o defesa polivalente a integrar as suas fileiras, destes igualmente como a Académica destacam-se Marítimo e U.Leira.

Tonel
O jogador terminou o contrato de empréstimo que o ligavam ao Marítimo e está consciente de que não entra nas contas do FCPorto para a próxima temporada, clube com o qual tem mais dois anos de contrato.
O Tonel deverá voltar a ser emprestado por mais uma época, pelo que já existem diversos emblemas nacionais e internacionais atrás do jogador, como AEK de Atenas, Marítimo e Académica.

Fredy no Paços de Ferreira

O médio defensivo que durante as últimas três épocas representou a Académica, rescindiu ontem o contrato que o ligava à Briosa.

O lateral/médio defensivo esquerdo que durante esta época não conseguiu a titularidade devido a uma forte concorrência (Vasco Faísca, Lira, Kenedy e Vitor Vinha) chegou com um mútuo acordo com o clube para a rescisão do seu vínculo contratual.

O jogador com 26 anos, depois de Académica, Felgueiras, Maiorca e Paris Saint-Germain vai rumar ao Paços de Ferreira.

segunda-feira, junho 27, 2005

Dário no Vitória de Guimarães?

Segundo o jornal "ABola" pouco falta para o ex-avançado da Académica assinar contrato com o Vitória de Guimarães.

Quanto a esta noticia só me resta dizer isto:
Só não esperava é que o Dário trocasse a Académica pelo Guimarães. Demasiado Mau!!!
Ele pode seguir o que for melhor para ele, mas de uma assobiadela monumental quando voltar ao Cidade de Coimbra não se livra.

Em Espanha chamam a estes jogadores PESETERO, que não é mais do que um sinónimo de VENDIDO e pessoa sem caracter.
Só me entristesse que ele já tenha sido capitão da minha Académica...

sábado, junho 25, 2005

Ricardo Fernandes no Apoel

Depois de ser apresentado como a estrela que a Académica ia ter durante esta época, o ex-campeão europeu não correspondeu às expectativas de todos com o símbolo da Briosa ao peito, não sendo novidade para ninguém a sua dispensa no final da época.

Ao conhecer a decisão do prof. Nelo Vingada de que não contava com ele para a próxima época, só restou ao jogador e ao agente procurarem outro emblema para representar.
Chegou-se a falar em clubes do México, Grécia e Turquia, mas quem levou a melhor foi o clube da capital do Chipre, o Apoel FC.

O Apoel FC está nas competições europeias, vai defrontar na primeira eliminatória o Birkirkara a 14 Julho no Chipre e depois a 28/7 em Malta.

Com 27 anos, Ricardo Fernandes deixa assim o futebol português e torna-se, no primeiro português a actuar no futebol cipriota. Só nos resta desejar-lhe melhor sorte do que a que teve na Briosa.

quinta-feira, junho 23, 2005

Zé António no Borussia de Moenchengladbach

O defesa central e único totalista na Briosa durante a época vai rumar ao Borussia de Moenchengladbach por dois anos.

Com 28 anos e sem qualquer vínculo contratual com a Académica, o defesa central, assinou na passada quinta-feira um contrato que o ligará por dois anos ao clube Alemão.
Ao jornal "ABola" o jogador confessou ter tido propostas de clubes espanhóis e portugueses, mas os projectos do 15º classificado da Bundesliga iam de encontro aos seus objectivos.
Depois de representar as cores do FCPorto, Torreense, Leça, Alverca, Varzim e Académica, esta será a sua primeira época no estrangeiro.

JÚNIOR VIRÁ MESMO

Tal como já tinhamos informado anteriormente, a Académica está efectivamente interessada no concurso do jovem médio do Vasco da Gama, Júnior. Segundo noticia o jornal "O Jogo",o passe deste atleta de dezanove anos, que tinha contrato com o clube do Rio de Janeiro até 2009, foi adquirido pelo Fundo de Investimento do empresário Emídio Mendes que o irá colocar na Briosa durante a próxima época. Esta notícia já foi tornada pública também em órgãos de informação brasileiros, que também afirmam que será a Académica o destino do futebolista.

O interesse da Briosa em atletas do Vasco da Gama não se esgota no médio Júnior. Robson Luiz também está referenciado. O atleta tem vinte e nove anos e joga na posição a que os brasileiros chamam de "meia-atacante", isto é, joga do meio campo para a frente, podendo actuar como "número dez", ou como segundo avançado, nas costas do ponta de lança. O jornal "O Jogo" também dá conta desta notícia, mas afirma que Robson Luiz é um médio defensivo, o que não está correcto.

Image hosted by Photobucket.com

Robson Luiz é um jogador com muita experiência, quer no Brasil, quer fora, pois já actuou no México, mais concretamente, no Morellia e no Santos Laguna. No Brasil, Robson Luiz já passou por vários emblemas, como o Bahia e o Santos. No actual campeonato brasileiro, o jogador tem sido utilizado com alguma regularidade sem, no entanto, ser um titular indiscutível. Nas oito jornadas disputadas até ao momento, foi titular (e jogou os noventa minutos) na terceira jornada, tendo jogado os segundos quarenta e cinco minutos na segunda jornada. Na quarta e sexta jornadas actuou durante trinta minutos e na sétima foi chamado para jogar a vinte minutos do final da partida. Quando está em campo, Robson Luiz é normalmente chamado para marcar os pontapés livres que favorecem a sua equipa. Ele tem contrato com o Vasco da Gama até ao final do ano, mas terá uma cláusula que o permite libertar a custo zero se lhe for oferecido um salário superior ao que aufere actualmente.

quarta-feira, junho 22, 2005

TONEL?

Parece que o central Tonel, que já vestiu a camisola da Briosa, não vai continuar no Marítimo. Com a falta de defesas centrais que assola o plantel, o que acham do seu regresso?

terça-feira, junho 21, 2005

MAIS UM CENTRAL É HIPÓTESE

Na sua recente viagem ao Brasil, o presidente José Eduardo Simões referenciou alguns atletas, entre os quais o central do Internacional de Porto Alegre, Edinho.

Image hosted by Photobucket.com

Este defesa central de 1.82 m de altura tem vinte e dois anos e representa o clube do Sul do Brasil desde 2003. Edinho foi muito utilizado por Muricy Ramalho, tanto no campeonato gaúcho, como na copa Brasil. No campeonato brasileiro tem-se assumido como uma peça fundamental para o Internacional, uma vez que, nas oito jornadas já disputadas, Edinho foi titular em sete, apenas falhando a partida da quarta jornada, frente ao Figueirense.

Edinho seria certamente uma excelente alternativa à possível saída de Zé Castro, no entanto, o valor do seu passe deve ser bastante elevado e um empréstimo não deverá ser um cenário realista porque ele se tem assumido como um atleta importante na estrutura do seu clube. A sua vinda para Coimbra não será fácil...

segunda-feira, junho 20, 2005

Mais Reforços a caminho

Depois da confirmação do defesa central Hugo Alcantara, deverá ser a vez do lateral esquerdo Areias poder rumar a Coimbra.

As boas relações que existem entre a direcção da Académica e o Futebol Clube do Porto deverão facilitar um possivel empréstimo do lateral esquerdo Areias.
O jogador não conseguiu manter o lugar que chegou a conquistar no ínicio da época, sendo relegado para o banco e depois para a equipa B dos dragões.

Além de Areias do FCPorto, também é falado um possível empréstimo de Ednilson do SLBenfica, além da ainda não negociada continuação de Hugo Leal.

Rui Miguel - o regresso

O jogador formado na cantera da Académica e esteve a época que termina agora emprestado ao Sp. Pombal vai integrar os treinos e possivelmente a equipa principal da Briosa.

Em declarações ao site oficial, o jogador mostrou-se confiante e com vontade de lutar pela camisola negra, para tentar um lugar no onze de Nelo Vingada.

Conhecendo as aptências que o Prof. tem para lançar jogadores jovens nas equipas principais e faze-los estrelas, não será dificil Rui Miguel poder destacar-se e ser a revelação para a próxima época.

sexta-feira, junho 17, 2005

HUGO ALCÂNTARA SERÁ O PRÓXIMO

O defesa central brasileiro, que nas últimas épocas esteve ao serviço do Vitória de Setúbal sempre em bom nível, já terá um acordo de princípio com José Eduardo Simões para jogar na Académica nas próximas três épocas. Hugo Alcântara já foi dado como certo em clubes alemães, turcos e até no Sporting, mas o seu futuro irá passar por Coimbra.

Image hosted by Photobucket.com

Hugo Alcântara irá completar vinte e seis anos no próximo dia vinte e oito de Julho e será uma peça muito importante para fazer face à saída de Zé António, uma vez que já deu provas inequívocas da sua categoria.


A comunicação social dá ainda conta do interesse da Briosa no médio ofensivo do Vasco da Gama, Júnior. Júnior é um jovem de dezanove anos e com um porte físico que impressiona: 1,82 metros e 80 Kg.

Image hosted by Photobucket.com

Júnior não tem sido muito utilizado pelo técnico vascaíno, Dário Lourenço, no entanto, nas últimas jornadas do campeonato brasileiro, o jovem centro-campista tem sido utilizado como suplente (5ª jornada, jogou 20 minutos; 6ª jornada, jogou 65 minutos; 7ª jornada, jogou 30 minutos). Quando é chamado, Júnior é encarregado de marcar os lances de bola parada, podendo-se dizer que é um bom especialista.

quarta-feira, junho 15, 2005

BRUNO REIS CERTO NA BRIOSA

O médio brasileiro Bruno Reis terá assinado um contrato válido por três épocas com a Académica. Bruno Reis irá completar vinte e sete anos no próximo dia dezoito e, a confirmar-se esta notícia, será o primeiro fruto palpável da deslocação que o presidente José Eduardo Simões está a efectuar ao Brasil.



Bruno Reis iniciou a sua carreira no Fluminense, clube onde permaneceu durante cinco épocas. Em 2000 ingressou no Atlético Paranaense, mas nunca se conseguiu impôr verdadeiramente na equipa titular, pelo que tentou uma aventura europeia, no CSKA de Moscovo, que também não correu da melhor maneira, tendo regressado ao Brasil dois meses depois. No Verão de 2002 sai definitivamente do Atlético Paranaense e tenta a sua sorte em Israel, no Maccabi Tel-Aviv. Aí faz uma época de bom nível, marcando cinco golos no campeonato e ajudando a conquistar o título, assumindo-se como uma peça fundamental da equipa, falhando muito poucas partidas. Nessa época defronta o Boavista na primeira eliminatória da Taça UEFA. Na época seguinte (2003/2004) mantém-se na capital judaica e é vice-campeão, tendo marcado novamente cinco golos.
Bruno Reis é um centro-campista bastante forte fisicamente, pelo que consegue impôr a sua presença no miolo do terreno, podendo também organizar o jogo da equipa. É um atleta que, ao longo da sua carreira, teve algumas dificuldades para se impôr como titular mas que em Israel se assumiu como um jogador influente, tendo adquirido alguma experiência internacional ao participar nas competições europeias.

terça-feira, junho 14, 2005

ASSEMBLEIA GERAL CONVOCADA

Foi convocada para o dia vinte e quatro deste mês, pelas vinte horas, no Pavilhão Jorge Anjinho, uma Assembleia Geral de Associados, em sessão ordinária. A ordem de trabalhos será a seguinte:

1. Informações
2. Orçamento para a Época Desportiva 2005/2006
3. Pedido de Autorização para constituição de Fundação
4. Aprovação da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas para o triénio 2005/2008

Os pontos 1. e 2. serão, certamente, os que mais interesse despertarão nos associados. Todos esperamos que as "informações" tragam boas notícias no que a reforços dizem respeito.

quinta-feira, junho 09, 2005

GELSON PODERÁ SER REFORÇO

Segundo a edição on-line do jornal "O Jogo" a Académica terá conseguido o segundo reforço nesta pré-época. Gelson, cujo nome verdadeiro é Geraldo do Santos Junior, actua como avançado e foi companheiro de equipa de Roberto Brum, no Coritiba.

Image hosted by Photobucket.com

Ainda segundo o jornal "O Jogo", Gelson estava num clube da segunda divisão russa onde não tem sido feliz, no entanto, não foi este o seu primeiro clube na Europa. Este artilheiro saiu do Coritiba, não para a Rússia, mas sim para a Suécia. Foi contratado pelo Malmo em Julho de 2004, para jogar até ao final dessa época (é de realçar que a temporada desportiva na Suécia é diferente de Portugal decorrendo os campeonatos entre a Primavera e o Outono, tal como na Rússia).

Gelson tem vinte e seis anos e terá assinado contrato com a Briosa até ao fim da época de 2007/2008.


Também para o lado direito da defesa poderá haver novidades vindas do Brasil. A Académica poderá estar interessada em Pedro Silva, do Internacional de Porto Alegre. Pedro Alves da Silva tem vinte e quatro anos e, antes de representar o Internacional, já envergou as camisolas do Palmeiras, do Figueirense e do Vitória.

Image hosted by Photobucket.com

Este lateral direito não tem sido muito utilizado por Muricy Ramalho, técnico do Internacional, senão vejamos: Campeonato Gaúcho - 3 jogos (sempre substituído); Copa Brasil - 1 jogo (substituído); Brasileirão - 0 jogos (em seis partidas disputadas).

Vamos continuar a estar atentos para ver se estas notícias se vão confirmar. É um facto que nestas duas posições o plantel está muito fragilizado, no entanto, será que estes dois atletas, que têm tido dificuldades de afirmação nos seus clubes actuais, são os elementos de qualidade que a Briosa necessita?

quarta-feira, junho 08, 2005

ACADÉMICA MUDA DE MARCA DE EQUIPAMENTOS

A Académica vai passar a utilizar equipamentos da marca italiana "LEGEA" a partir do início da próxima temporada. O acordo foi conseguido há poucos dias e irá vigorar pelos próximos dois anos. A grande novidade reside no facto de ser esta marca de artigos desportivos que irá equipar, não só a equipa principal de futebol, mas também os escalões de formação e as equipas de futsal.

segunda-feira, junho 06, 2005

ZÉ ANTÓNIO NÃO FICA

Aquilo que todos nós receávamos parece que vai mesmo acontecer. O único totalista da época passada, o central Zé António, não vai continuar a envergar a camisola da Briosa. O atleta terá recusado a última proposta de renovação apresentada pela direcção, o que indicia que irá seguir para outras paragens. O próprio jogador terá confidenciado isso mesmo durante a última Gala da Académica, onde foi galardoado com o prémio "Regularidade".

Image hosted by Photobucket.com

Ainda não parece bem definido qual o clube que Zé António representará no futuro. Já houve informações de que poderia ser o Belenenses, mas também parece que a hipótese Espanha (Celta de Vigo) também será uma possibilidade.

Com a confirmação da saída do companheiro da zona central da defesa, parece que o jovem Zé Castro ficará mais um ano em Coimbra. Pelo menos, é isso que se pode retirar das palavras de Nelo Vingada na entrevista que concedeu ao jornal "Diário de Coimbra". Quando confrontado com a possibilidade da saída da dupla de defesas centrais mais utilizada pelo professor, este respondeu que, pelo menos com um deles conta para a próxima temporada.

quinta-feira, junho 02, 2005

Delmer, Fredy, Gaucho e Joeano na lista

Depois da entrevista realizada ao presidente José Eduardo Simões, notou-se um clima de mudanças estratégicas no seio do plantel da Briosa. Tudo debaixo do lema de melhorar a qualidade do plantel.

Assim, ficou-se a saber hoje quem também deverá estar de saída do plantel, mas neste caso em regime de empréstimo.
Os jogadores que representaram a equipa na época transacta e provavelmente não a representarão na próxima são: os avançados Delmer e Joeano, o defesa esquerdo Fredy e o ala Rafael Gaúcho.




Delmer:
O avançado passou praticamente a época inteira a recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles.
Quase que não se compreende o porquê de se ter dispensado em Janeiro o Beau e a não inscrição de William e se ter mantido a inscrição de Delmer...
Talvez seja melhor para o jogador ser emprestado durante uma época a um clube da Superliga ou da Liga de Honra para poder voltar a ter ritmo competitivo.

Joeano:
O Derlei de Coimbra esta época não conseguiu manter o nível exibicional que teve na época passada, onde chegou a ser visto como o salvador da Briosa. Contudo, conseguiu fechar a temporada com chave de ouro com o golo que deu o empate à Briosa frente ao FCPorto em pleno estádio do Dragão.
É com pena que se vê este jogar ser emprestado, mas esta decisão será mais facilmente compreendida consuante decorram as contratações para a próxima época.

Fredy:
O lateral esquerdo, não conseguiu ao longo da temporada ganhar a titularidade frente aos exagerados reforços que a Briosa fez para a posição de lateral esquerdo.
A concorrência de Fredy foi Pedro Henriques, Lira, Kenedy e ainda a promoção do júnior Vinha e a adaptação de Vasco Faísca.
Talvez caso tivesse mais oportunidades o Fredy tivesse feito um melhor trabalho...

Rafael Gaucho:
Durante a pré-epoca passada, chegou a ser visto como uma boa promessa para o decorrer da época, senhor de um remate forte e de uma técnica apurada, mas ao ser um pouco fustigado pelas lesões, levou a que não conseguisse convencer Nelo Vingada do seu valor sendo esta dispensa em parte justificada com a recente aquisição de Fernando ao Moreirense.