terça-feira, novembro 30, 2004

MALÓ DE ABREU INAUGURA SEDE DE CANDIDATURA



O candidato à presidência do Organismo Autónomo de Futebol da Académica inaugurou a sua sede de candidatura que fica situada no nº 22 da Rua Alexandre Herculano. Certamente uma escolha com significado pois fica perto da sede histórica da Académica, da Praça da República, da Universidade e do Campo de Santa Cruz. Maló de Abreu começou por afirmar que "não podia desertar num momento como este, em que podem querer destruir as nossas memórias". O candidato apareceu ladeado por Aramando Pinto Bastos, que é o mandatário da sua candidatura; Alfredo Castanheira Neves, candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral; e Fernando Soares de Carvalho, candidato a presidente do Conselho Fiscal. Alfredo Castanheira Neves também fez uma intervenção dizendo que "a colectividade está no irreversível momento da sua refundação pela simbiose de uma gestão profissional e empresarial com a memória dos princípios nucleares", ao que acrescentou "depois de ter começado a servir a Académica ao lado de João Moreno, depois de a ter servido ao lado de Jorge Anjinho e depois de interiorizar e racionalizar a chama viva que arde e não se apaga na busca permanente da diferença de uma instituição que pode e deve assumir-se como verdadeira escola de vida, recordei que há 25 anos Maló de Abreu assumiu a presidência da Direcção-Geral (DG) da Académica e projectou, de imediato, o renascimento da Queima das Fitas, que, simbolicamente, traduz o verdadeiro e genuíno espírito académico". O candidato à presidência da Assembleia Geral terminou a sua intervenção dizendo que "urge requalificar a Académica na sua estabilização desportiva pela programação e estruturação orgânico-funcional do departamento de futebol, com o suporte logístico-administrativo e financeiro-empresarial resultante da cumplicidade entre o Organismo Autónomo de Futebol, a DG, a Universidade, a autarquia, o Núcleo de Veteranos, as Casas da Académica e outras organizações institucionais da cidade e da região, sem preterir a memória da colectividade, na salvaguarda dos seus princípios históricos. Os princípios programáticos de Maló de Abreu e os rostos das pessoas que o vão acompanhar são a garantia de que a Académica está de volta na sua refundação definitiva, estruturada e emblemática."
Maló de Abreu avançou que hoje, pelas 12h00, divulgará as linhas programáticas da sua candidatura e divulgou ainda que António Arnaut será o primeiro nome do Conselho Académico e que Manuel Alegre será o líder da Comissão de Honra que integrará ainda os nomes de Jorge Anjinho, Luiz Goes, Camacho Vieira, Carlos Couceiro, Durval Moreirinha e o coronel Carlos Faustino. Maló de Abreu divulgará todos os restantes nomes que integrarão a sua lista na próxima quinta-feira mas, entretanto, foram apresentados os nomes dos restantes membros da Assembleia Geral: José Ponce Leão, José Belo, Orlando Maçarico, João Amado e Miguel Correia.

Segundo o Jornal Record, na sua edição on-line de hoje, vai haver apenas um único debate entre as duas candidaturas à presidência da AAC-OAF, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 6 de Dezembro. Este debate irá ocorrer, pasme-se, na Casa da Académica em Lisboa! Não está agendada nenhuma troca de ideias entre os candidatos na cidade de Coimbra! Não me parece que esta seja uma boa forma de informar os sócios da Académica, de maneira a que possam estar de posse de todos os dados que considerem importantes no momento da votação. Em última análise, considero que se trata de uma falta de respeito para com os associados!