terça-feira, dezembro 27, 2005

As 12 passas

As 12 passas para o staff presidido pelo eng. José Eduardo Simões nesta passagem de ano, serão umas "passas do Algarve", o blog Briosa Soccer enumera aqui as doze passas digno de um trabalho herculeano.

1 - Marcel
O avançado tem vários clubes europeus interessados e já afirmou que não voltará a jogar com pela Académica. Este negócio servirá para ganhar fundo de maneio para angariar novos talentos e jogadores para compensar os que irão sair.

2 - Zé Castro
Desde o meio da época passada que é titular indiscutível no centro da defesa academista. Foi o defesa central mais utilizado na era Nelo Vingada e na selecção de sub21 de Agostinho Oliveira o que levou ao natural interesse de muitos clubes de renome internacional.
Este jovem proveniente da cantera academista termina o contrato no final da época e esta reabertura de mercado é a ultima possibilidade que a Académica tem de poder receber algum dinheiro pela transferência, visto a renovação de contrato ser quase impossível.

3 - Nuno Piloto
O jovem que cedo rumou dos "Repesenses" para a Académica e acabou de se formar como jogador e estudante ao serviço da Académica também termina o contrato no final desta época, sendo como no caso de Zé Castro a ultima hipotese de realizar capital com a sua transferência.
Apesar de apenas esta época ter sido titular, é um dos jovens talentos e promessas de uma geração de ouro da cantera academista. Mas no caso deste atleta, a renovação poderá estar mais acessivel.

4 - Nelo Vingada
Segundo o jornal Record de hoje, o Zamalek do Egipto, clube onde Nelo Vingada conseguiu o título de campeão nacional está interessado que o técnico volte para o país das pirâmides.
Apesar do professor dizer que não sai da Académica é fundamental que a direcção renove a confiança do técnico para que este se mantenha na liderança dos rumos da Briosa.

5 - Avançado
Com a saída de Marcel a frente de ataque da Briosa fica apenas com Joeano, o que deverá levar a que o staff precise de ir ao mercado buscar um avançado.
Mas deverá ser um avançado que faça esquecer o brasileiro, senão a direcção poderá ouvir criticas dos adeptos.

6 - Lateral esquerdo
Com a saída inesperada e caricata de Lira numa altura em que era titular, esta posição poderá ter ficado um pouco debilitada. Apesar da qualidade de Ezequias e da potencialidade do jovem Vitor Vinha, talvez seja necessário um reforço desta posição.

7 - Meio Campo
O meio campo defensivo sempre foi o calcanhar de Aquiles da formação academista, neste momento a Briosa apenas pode contar para a posição de trinco com Roberto Brum, que GRAÇAS A DEUS, conseguiu adaptar-se bem a Coimbra e ao lugar.
Também para esta posição a Briosa terá que ir ao mercado.

8 - Defesa Central
Com a possível saída de Zé Castro, esta será a posição mais debilitada da Briosa, visto ficar apenas com Hugo Alcântara e Danilo.

9 - Prazo Apertado
O staff da Briosa com todas estas lacunas reais e potenciais, terá que ser bastante eficaz no mercado de transferências porque o prazo de transferências é reduzido, logo os "namoros e as novelas" de transferências terão que ser "meras rapidinhas".

10 - Adaptação
Os potenciais novos reforços não vão possuir tempo de adaptação, visto estarmos praticamente a meio do campeonato e ainda na Taça de Portugal, e os adeptos e sócios querem ver vitórias.

11 - 5 Janeiro
É a data do próximo jogo da Briosa, com a sempre dificil deslocação ao estádio dos Barreiros, no Funchal, para defrontar o Marítimo.

12 - 14ª posição
Esta é a última e a pior passa para o staff presidido pelo Eng. José Eduardo Simões, a Briosa vem de dois resultados negativos e o restante calendário não é fácil, tendo em atenção que este ano são despromovidas quatro equipas.
Faltam 18 vitórias para o campeonato e 5 para a Taça de Portugal.