quarta-feira, agosto 18, 2004

Quem é Kenny Cooper?

Pois é, todos os adeptos da briosa sabiam que a equipa precisava de um avançado, e de preferência um que fosse bom e pudesse vir a marcar muitos golos.

Até ontem, eram muitos os nomes que eram falados, Jorge Leitão do Walsall, Jankauskas do Futebol Clube do Porto e Georgi Ivanov (Rennes/Levski), e hoje acordamos todos a saber que era o Kenny Cooper, um avançado do Manchester United.

Logo, convém saber quem é Kenny Cooper. A sua história começa nos finais da década de 60, onde Kenny Cooper Sr (pai do jogador), foi guarda-redes das reservas do Blackburn Rovers. Nos anos 70, esgotadas as oportunidades em Inglaterra, rumou á Austrália e depois aos Estados Unidos, onde jogou pelo "Dallas Tornado" da NASL (North American Soccer League) jogando durante 10 épocas.

Kenny Jr, nasceu em Outubro de 1984, em Baltimore, onde o pai treinava o Baltimore Blast do MISL (Major Indoor Soccer League), o correspondente ao Futsal ou ao Futebol 5, sendo campeão no ano anterior e em segundo no ano seguinte.

Com apenas 4 anos, Kenny Jr já mostrava "fome de bola", visto entrar no campo e com uma pequena bola já aproveitava para ir treinando os remates.

Com 6 anos, Kenny já mostrava os seus dotes de goleador nos escalões jovens do Baltimore. Com 7 anos, o Kenny Sr. prometeu ao filho que o colocaria em Inglaterra para desenvolver os seus dotes de goleador.
Aos 15 anos, depois de desfeitear com dois golos o Blackpool, o treinador ofereceu um contrado que por razões de educação foi rejeitado, assim como o de outros clubes de Inglaterra.

Do Baltimore Blast, passou a jogar nos escalões jovens do Dallas Burn depois, já num escalão superior, foi chamado ao programa de desenvolvimento da equipa olímpica dos EUA, acabando por pouco depois deixar a equipa olímpica.

Surgindo novamente em Abril de 2003 no torneio de Dallas, onde representava o Solar SC, nesse torneio a equipa de Kenny Jr, perdeu todos os jogos, acabando com uma diferença de golos (3-9), sendo o primeiro jogo uma derrota por 2-0 frente ao SLBenfica, onde o jogador foi convidado (possivelmente por António Simões), para vir á experiência na pré-época para o Benfica.

Mas o Benfica não estava sozinho, Kenny Sr contactou com diversos antigos colegas, e informou que o seu filho poderia já estar preparado para rumar em aventuras estrangeiras. Um desses antigos colegas foi Jimmy Ryan, antigo médio atacante e agora director do futebol jovem do Manchester United.

Assim, o Benfica foi passado para trás e o jogador começou por ficar à experiência por duas semanas, ficando nos escalões jovens, passando para as reservas e depois para o plantel principal, onde representou o clube no estágio dos EUA. Quando acabou a experiencia de duas semanas, o jogador foi contactado por Alex Fergunson onde assinou contrato por três anos.

Durante todos estes anos de futebol, o jogador marcou por diversas vezes, sendo o último golo no primeiro jogo do campeonato de reservas inglês, onde envergou a camisola 37 do Manchester United e marcou pouco depois da meia-hora de jogo, ajudando os red-devils a ganhar o Nothingam Forest por 2-0.

Enfim, o jogador promete!!!