sexta-feira, setembro 17, 2004

Conhecer o adversário

O Benfica como clube e instituição nem precisa de apresentação, sendo um dos chamados grandes da Superliga.
Ao longo dos cem anos de vida o Sport Lisboa e Benfica conheceu muitas alegrias, estando para o campeonato a atravessar um deserto que dura há mais de dez anos.

Quanto aos protagonistas, o Benfica deverá apresentar-se da seguinte forma:
GR - Moreira. O internacional português agora com grandes rivais (Quim e Yannick) pelo lugar na baliza, obriga-o a fazer sempre grandes exibições.
A característica principal são os bons reflexos que tem, podendo defender remates a pouca distância. Por outro lado, existe uma lacuna na comunicação com os defesas e os remates surpresa de longa distância podem fazer alguns estragos.

Lateral Direito - Miguel. Também internacional português, este lateral direito saíu a meio do jogo frente ao Bystrica de forma a poupa-lo para Coimbra.
Como característica principal, este lateral gosta de atacar e pode criar alguma superioridade numerica no ataque do Benfica, de evitar que consiga realizar passes combinados com os atacantes. Quanto aos contras, é um jogador que remata muito e acerta pouco, alem de ser um jogador que perde a cabeça facilmente, a expulsão dele pode ficar a cargo da mancha negra.

Lateral Esquerdo - Como o Fyssas jogou o jogo inteiro na Eslováquia, tudo indica para que a velha raposa volte a utilizar Dos Santos.
Este françês, tem como principal característica a vontade e velocidade que impõe no jogo, assim como gosta de apoiar o ataque. Como contra, é um jogador que ainda não está introsado com o Simão para realizarem jogadas combinadas, é um pouco violento a marcar, e por vezes é apanhado em contra pé. A solução para o ataque do lado direito é a briosa utilizar o contra-ataque rápido.

Centrais - Ricardo Rocha - Depois de ter começado a época no banco, o jogador assumiu agora a titularidade. Como característica principal, é a garra que impõe em campo, é um jogador rápido e bom a dobrar a defesa, podendo actuar mais como líbero. Como contra, fica a falta de altura do central, ficando a oportunidade para a briosa lançar o avançado Cooper.

Centrais - Luisão - O gigante brasileiro, que na época passada não mostrou grande trabalho, entra esta época a brilhar a alto nível.
Como característica principal, fica a altura do jovem brasileiro sendo eximido no jogo de cabeça, podendo mesmo nos lances de bola parada aparecer na área adversária.
Como contra, fica o jogo de pés, se o Ricardo Rocha é para passar com bolas aéreas, o Luisão é para passar com bolas rasteiras e muita técnica, sendo o Ricardo Fernandes ou Paulo Adriano a tentar passar por ele.