segunda-feira, agosto 30, 2004

Conhecer o adversário

O Sporting Clube de Braga é um dos clássicos da Superliga, na época passada conseguiu um quinto lugar ficando com acesso directo à taça UEFA (não sendo preciso ir à Inter-toto).

O clube foi fundado em 1921 sendo sociedade anónima desportiva desde 26/6/1998, conta com 15584 sócios e é presidido por António Salvador Rodrigues.

No historial, conta com 48 presenças no escalão maior do futebol português, 21 na segunda divisão com um título, 56 presenças na taça de Portugal vencendo uma, 2 presenças na Supertaça, 6 presenças nas competições europeias (3 Uefa e 3 taça das taças). Nos últimos dez anos tem como melhores posições no campeonato, 2 quartos lugar e 1 quinto.

Quanto ao plantel:
Guarda-Redes:
Paulo Santos (FC Porto B), Marco Gonçalves e Eduardo (Sp. Braga B)
Defesas:
Pedro Costa, Abel (Vitória Guimarães), Paulo Jorge, Maurício, Nunes (Gil Vicente), Nem Jorge Luiz e Daniel Kenedy (Marítimo/Sp. Braga).
Médios:
Luis Loureiro* (Gil Vicente), Barroso, Vandinho (Rio Ave), João Alves (Desp. Chaves), Castanheira, Jaime Júnior (Rio Ave), Nelsinho (Desp. Fafe), Paulo Sérgio e João Pedro (Sp. Braga - júnior).
Avançados:
Cândido Costa* (Derby County), Cesinha (Santa Cruz Porto Alegre), Wender*, Henrique, Nabil Baha (Naval 1º Maio), Cícero (Sp. Braga - júnior), João Tomás (Vitória Guimarães).
*Especiais figuras

O provável onze para hoje à noite é: Paulo Santos; Abel, Paulo Jorge, Nem e Kenedy; Luís Loureiro, Vandinho e Castanheira; Paulo Sérgio, Wender e Baha.

O treinador é Jesualdo Ferreira, um senhor do futebol que já orientou grandes clubes portugueses, estando entre os maiores a Académica no ano de 1984. Jesualdo privilegia o 4x3x3, com os laterais a subir dando especial importância aos alas.
O Braga a defender deverá jogar com os laterais Abel e Kenedy a fechar a ala e no apoio aos centrais juntamente com o recuo dos médios Luís Loureiro e Vandinho.
O Braga a atacar, deverá procurar principalmente o ataque rápido pelas alas usando Paulo Sérgio e Wender para centrarem as bolas para Baha e Castanheira, podendo também aparecer Vandinho e Luís Loureiro em segunda linha.
A principal arma do Braga é usar a velocidade e a força dos alas em contra-ataque rápidos seguidos de bolas centradas para o miolo da área.