terça-feira, novembro 30, 2004

MALÓ DE ABREU INAUGURA SEDE DE CANDIDATURA



O candidato à presidência do Organismo Autónomo de Futebol da Académica inaugurou a sua sede de candidatura que fica situada no nº 22 da Rua Alexandre Herculano. Certamente uma escolha com significado pois fica perto da sede histórica da Académica, da Praça da República, da Universidade e do Campo de Santa Cruz. Maló de Abreu começou por afirmar que "não podia desertar num momento como este, em que podem querer destruir as nossas memórias". O candidato apareceu ladeado por Aramando Pinto Bastos, que é o mandatário da sua candidatura; Alfredo Castanheira Neves, candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral; e Fernando Soares de Carvalho, candidato a presidente do Conselho Fiscal. Alfredo Castanheira Neves também fez uma intervenção dizendo que "a colectividade está no irreversível momento da sua refundação pela simbiose de uma gestão profissional e empresarial com a memória dos princípios nucleares", ao que acrescentou "depois de ter começado a servir a Académica ao lado de João Moreno, depois de a ter servido ao lado de Jorge Anjinho e depois de interiorizar e racionalizar a chama viva que arde e não se apaga na busca permanente da diferença de uma instituição que pode e deve assumir-se como verdadeira escola de vida, recordei que há 25 anos Maló de Abreu assumiu a presidência da Direcção-Geral (DG) da Académica e projectou, de imediato, o renascimento da Queima das Fitas, que, simbolicamente, traduz o verdadeiro e genuíno espírito académico". O candidato à presidência da Assembleia Geral terminou a sua intervenção dizendo que "urge requalificar a Académica na sua estabilização desportiva pela programação e estruturação orgânico-funcional do departamento de futebol, com o suporte logístico-administrativo e financeiro-empresarial resultante da cumplicidade entre o Organismo Autónomo de Futebol, a DG, a Universidade, a autarquia, o Núcleo de Veteranos, as Casas da Académica e outras organizações institucionais da cidade e da região, sem preterir a memória da colectividade, na salvaguarda dos seus princípios históricos. Os princípios programáticos de Maló de Abreu e os rostos das pessoas que o vão acompanhar são a garantia de que a Académica está de volta na sua refundação definitiva, estruturada e emblemática."
Maló de Abreu avançou que hoje, pelas 12h00, divulgará as linhas programáticas da sua candidatura e divulgou ainda que António Arnaut será o primeiro nome do Conselho Académico e que Manuel Alegre será o líder da Comissão de Honra que integrará ainda os nomes de Jorge Anjinho, Luiz Goes, Camacho Vieira, Carlos Couceiro, Durval Moreirinha e o coronel Carlos Faustino. Maló de Abreu divulgará todos os restantes nomes que integrarão a sua lista na próxima quinta-feira mas, entretanto, foram apresentados os nomes dos restantes membros da Assembleia Geral: José Ponce Leão, José Belo, Orlando Maçarico, João Amado e Miguel Correia.

Segundo o Jornal Record, na sua edição on-line de hoje, vai haver apenas um único debate entre as duas candidaturas à presidência da AAC-OAF, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 6 de Dezembro. Este debate irá ocorrer, pasme-se, na Casa da Académica em Lisboa! Não está agendada nenhuma troca de ideias entre os candidatos na cidade de Coimbra! Não me parece que esta seja uma boa forma de informar os sócios da Académica, de maneira a que possam estar de posse de todos os dados que considerem importantes no momento da votação. Em última análise, considero que se trata de uma falta de respeito para com os associados!

segunda-feira, novembro 29, 2004

Penafiel 3 ; Académica 1

Este resultado espelha uma pena demasiado pesada e pouco fiel do que foi realmente o jogo de futebol entre o Penafiel e a briosa.
Num jogo que foi bem disputado de parte a parte, a briosa conseguiu o terceiro jogo a marcar apenas um golo, um número que valeu uma vitória, um empate e uma derrota.
O jogo ficou decidido mais uma vez devido a prendas da equipa de arbitragem, em que neste caso e à semelhança do que aconteceu em Guimarães e no Nacional, assinalaram uma grande penalidade que acabou por decidir o jogo.

O Penafiel
O Penafiel foi uma equipa que soube espalhar bem por todo o terreno de jogo, mas beneficiando sempre da inspiração dos brasileiros Clayton e Wesley.
Num jogo organizado conseguiram chegar com alguma facilidade ao 1-0 sendo de seguida obrigados a recuar perante uma briosa forte que corria contra o prejuízo chegando ao intervalo empatados.
Na segunda parte, um jogador sentiu uma corrente de ar na grande área e caíu o que o árbitro (BURRO) achou ser grande penalidade voltando Wesley a dar a vantagem aos penafidelenses.
Num lance de contra ataque rápido fizeram o terceiro golo.
O Penafiel foi um justo vencedor, se tivermos em conta que soube aproveitar os erros da defesa academista e a cegueira do árbitro.

A Académica
A briosa fez possivelmente a terceira melhor exibição da temporada, mas isso tal como o técnico João Carlos Pereira referiu não foi suficiente para o que o jogo exigia.
Mais uma vez se viu durante todo o encontro muitos lances desperdiçados pelos avançados, a briosa apesar de estarmos a entrar em Dezembro continua com o ritmo da pré-época, em que o contra ataque não é rápido e venenoso o suficiente para ser letal e a defesa continua a cometer erros de palmatória.

Os golos
O primeiro golo surgiu aos 21' da cabeça de Clayton, num cruzamento de Pedro Moreira e o brasileiro do alto dos seus 1.76m conseguiu cabecear à vontade para o fundo das redes de Pedro Roma, os defesas Vasco Faísca (1.85m) e Zé António (1.85m) não conseguiram travar-lo.
O segundo golo ocorreu para o lado da Académica, por intermédio do brasileiro Rafael Gaucho que à passagem do minuto 40' culminou uma jogada individual com um disparo do meio da rua não dando a minima hipotese de defesa aos penafidelenses.
O terceiro golo foi a castigar uma grande penalidade inexistente aos 65'.
O quarto golo da tarde ocorreu passado apenas 3 minutos do penalty onde Roberto soube novamente aproveitar os erros da defesa coimbrã e fixar o resultado em 3-1.

A arbitragem
O árbitro Pedro Proença e a restante equipa que se deslocou esta tarde a Penafiel acusou a pressão de estar a apitar o clube dirigido por um dos irmão Oliveira, e, numa altura em que a briosa tentava recuperar e dar a volta ao encontro trazendo os três pontos para Coimbra, assinalou uma grande penalidade inexistente.
Além deste erro, também ficou por assinalar uma grande penalidade sobre o defesa da briosa Zé António e um punhado de foras de jogo mal assinalados.

Nota de destaque
O terceiro penalty mal assinalado contra a briosa e com influencia directa no resultado. Mas como nota principal de destaque a recuperação de forma do brasileiro Rafael Gaucho, que parece estar a voltar às exibições realizadas na pré época.

O momento
O momento deste jogo foi como não podia deixar de ser, a grande penalidade assinalada a favor do Penafiel com o real patrocinio de Pedro Proença.

sábado, novembro 27, 2004

Penafiel - Académica (convocados)



Do lado dos jogadores orientados por Luis Castro estao convocados os seguintes jogadores:
Guarda-Redes: Nuno Santos e Avelino;
Defesas: Celso, Odair, Nuno Silva, Nuno Diogo, Welington e Pedro Moreira.
Médios: Fernando Aguiar, Sidney, Nilton, Wesley, Edgar Marcelino e Mariano.
Avançados: Clayton, Folha, Roberto, Rolf e Drulovic.

O possivel onze: Nuno Santos; Pedro Moreira, Nuno Diogo, Odair e Welington; Fernando Aguiar, Mariano e Wesley; Clayton, Drulovic e Rolf.
Assim, o Penafiel entrará em campo num (4x3x3) onde a novidade será o regresso de Drulovic.



João Carlos Pereira finalmente poderá contar apenas com a ausência dos lesionados, que não são poucos. Destaque para o regresso de Nuno Luís que deverá completar o quinteto defensivo.

Guarda-redes: Pedro Roma e Pedro Gomes.
Defesas: Nuno Luís, Zé Castro, Zé António, Fredy e Vasco Faísca.
Médios: Nuno Piloto, Tixier, Dionattan, Ricardo Fernandes, Paulo Adriano, Rafael Gaúcho, Luciano e Sarmento.
Avançados: Kenny Cooper, Dário e Joeano.

O possivel onze: Pedro Roma; Nuno Luís, Zé Castro, Vasco Faísca, Zé António e Fredy; Tixier, Rafael Gaucho, Luciano e Ricardo Fernandes; Dário.
Assim, a briosa defrontará o Penafiel em (5x4x1).

Penafiel - Académica



Amanhã pelas 16h00 a Académica irá cumprir o 12ºjogo a contar prá Superliga esta época, para isso vai-se deslocar ao norte do país para defrontar o Penafiel, equipa que com os mesmos pontos que a Académica e ocupa o 14ºposto.

A epoca para o Penafiel ficou marcada por uma chicotada psicológica logo na segunda jornada, quando a direcção presidida por António Oliveira despediu Manuel Fernandes do cargo de treinador colocando no seu lugar o treinador da Sanjoanense, um ilustre desconhecido de nome Luis Castro.
A equipa reagiu bem a essa alteração porque começou a apresentar resultados mais positivos.

As semelhanças entre Luís Castro e João Carlos Pereira são que ambos pegaram numa equipa com a competição já a decorrer, Luís Castro na segunda jornada e JCP a meio da época transacta. Sendo que até à altura de darem esse passo quase ninguém tinha ouvido falar neles e nas suas capacidades.

Luís Castro o perfil:
Com 43 anos, já representou como jogador o Vitória de Guimarães e o União de Leiria, entre outros e como treinador, já orientou o Estarreja, Mealhada, Águeda, Sanjoanense e agora o Penafiel.
Nota-se em Luís Castro o sangue da nova geração de treinadores, com um gosto especial pela organização e motivação do grupo de trabalho.

Na Superliga:
3 Vitórias (U.Leiria; Estoril; Beira Mar)
2 Empates (Rio Ave; Moreirense)
4 Derrotas (Belenenses; FCPorto; Sporting; Boavista)

Eleições (Briosa Soccer)



A razão do nascimento do blog Briosa Soccer foi, não só o de manter informados todos os sócios, adeptos e simpatizantes da Académica, mas também o de servir para levar o nome da briosa pelo Mundo fora.

A este blog não interessa o lavar de roupa suja e os ataques constantes entre os dois candidatos. A briosa não vive disso nem isso é representativo da grandeza da nossa instituição.

Este blog não faz parte de nenhuma lista nem sustentará ou dará apoio a nenhum dos candidatos. Simplesmente será publicado o que realmente for noticia quanto ao acto e à campanha eleitoral.

Por outras palavras, este blog é isento e prefere olhar para dentro das quatro linhas e gritar: "BRIOSA".

quinta-feira, novembro 25, 2004

Sp.Pombal - 1 Académica - 3

O dia de ontem na nação academista foi marcado pelo encontro amigavel entre o Sporting de Pombal e a briosa.

A meio da tarde a briosa deslocou-se para a vizinha cidade de Pombal onde pelas 17h. O jogo correu como o esperado, a vitória da briosa apareceu com naturalidade e ainda na primeira parte.

O brasileiro Joeano foi o homem do jogo ao marcar dois golos ainda no primeiro tempo e com diversas ocasiões para voltar a fazer o gosto ao pé.
O terceiro golo da briosa saiu dos pés do número 10 dos estudantes, Ricardo Fernandes.

Na segunda parte o técnico teve oportunidade de fazer rodar alguns jogadores menos utilizados como os brasileiros Danilo e William.

O "golo de honra" dos pombalenses teve a assinatura de Rui Miguel, um jovem formado nas escolas da briosa.

Pode dizer-se que ficou tudo em casa...

quarta-feira, novembro 24, 2004

Pedro Proença no Penafiel - Académica

O arbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Superliga para a deslocação da briosa a Penafiel foi ontem escolhido.

O árbitro chama-se Pedro Proença, vem de Lisboa e tem 34 anos actualmente é director financeiro.

Começou a actividade em 88/89 e esta época esteve a dirigir os seguintes jogos:
Para a Superliga:
Sp.Braga - FCPorto; Gil Vicente - Moreirense; Estoril - Sporting; Marítimo - Sp.Braga e Vit.Guimarães - U.Leiria.
Para a Liga de Honra:
Ovarense - Feirense; Olhanense - P.Ferreira; Marco - Portimonense; Chaves - Feirense e Ovarense - Espinho.

Como saldo destes jogos ficam: 33 golos marcados, 55 cartões amarelos mostrados e 8 vermelhos.
Através da estatística podemos dizer que o árbitro mostra uma média por jogo: perto de 5 cartões amarelos (5.5), perto de um cartão vermelho (0.8) e passam de 3 golos marcados (3.3).
Podemos assim concluir que onde está o Pedro Proença existe emoção...

A ajudar na emoção do jogo estão os auxiliares, Paulo Januário de Castelo Branco e Serafim Nogueira do Porto.

Sp.Pombal - Académica

Depois de a meio da semana passada a equipa ter se deslocado a Viseu, onde empatou a três bolas, esta semana a cidade escolhida foi Pombal.

A briosa desloca-se hoje para Pombal, onde realizará um jogo com o Sporting local quando forem 17h. Este jogo já terá em vista a deslocação ao estádio 25 de Abril, em Penafiel, onde se disputaram três pontos importantissimos.

Sindicato de Jogadores

Amanhã ao inicio da tarde, o plantel profissional da briosa vai-se reunir com um elemento do Sindicato de Jogadores, numa reunião de cariz informativo e didáctico, no que toca a assuntos como a fiscalização e segurança social, e mesmo o pós final de carreira.

Académica - Eleições




O actual presidente José Eduardo Simões apresentou oficialmente a sua candidatura, para isso escolheu o mesmo local que o dr.João Moreno na altura da sua candidatura.

Com um discurso longo onde incluiu a obra feita, os objectivos e ataques em várias direcções.

Os objectivos
Os objectivos traçados pelo candidato para o próximo mandato foram os seguintes:
1 - Concluir a Academia Briosa XXI.
2 - Prosseguir e alargar o projecto de formação.
3 - Estabilizar a equipa profissional.
4 - Adquirir a sede da PROCAC, (antiga sede da AAC - nos Arcos do Jardim).
5 - Criar uma fundação e um fundo de investimento.
6 - Criar um museu do desporto da ACadémica.
Estes são os principais objectivos com que José Eduardo Simões espera convençer os sócios a votarem na lista "Por ti Académica".

Os ataques
Durante o discurso de apresentação da lista, o actual presidente também aproveitou para traçar diversos ataques em várias direcções.
1 - Maló de Abreu. O ataque mais feroz foi dirigido ao outro candidato confirmado, o actual presidente acusou o candidato de fazer um manifesto eleitoral na ultima assembleia geral.
2 - Deputados do Partido Socialista da Câmara Municipal de Coimbra - Como o presidente ocupa um cargo executivo no municipio de Coimbra, os deputados do PS quiseram a demissão deste, daí também serem referenciados negativamente no seu discurso.

Os membros da lista
José Eduardo Simões chamou para integrarem a lista candidata as seguintes personalidades:
Mesa da Assembleia Geral - António Almeida Santos
Conselho Fiscal - Alberto Santos
Mandatário da Campanha - Manuel Porto
1.º membro do Conselho Académica - Rui Alarcão
Estas personalidades juntamente com Gonçalo Reis Torgal formam a mesa de honra do candidato.
Entretanto, o candidato adiantou que caso a lista que encabeça saia vencedora em Dezembro, o presidente da claque Mancha Negra, João Paulo Fernandes, será o «director executivo» dos estudantes.

terça-feira, novembro 23, 2004

Academica - 1 ; Belenenses - 1

Quem se deslocou ontem ao Municipal de Coimbra viu um bom espectáculo de futebol, no qual para acabar em beleza so faltou a briosa ter arrecadado os três pontos.
Num jogo bem disputado, com lances de golo a acontecerem constantemente e para ambos os lados, foi dos melhores encontros de futebol vistos esta época na Superliga Portuguesa.

A Académica
Para os adeptos e sócios que suspiravam pela briosa do fim da época passada eis que ontem tivemos uma Académica que deixa qualquer adepto e sócio felizes.
Com perto de 20 remates efectuados à baliza adversária somente um entrou. Apesar do resultado não ter sido de todo negativo, pelo caudal ofensivo a briosa até teve azar.

Os belenenses
A turma do restelo foi um digno adversário, de certo os sócios mais antigos de ambos os clubes viram este jogo com um sorriso de saudade na face.
Os belenenses marcados pela ausência do gabonês Antchouet passaram o jogo um pouco à procura de quem não estava, demoraram a conseguir mostrar jogo e só na segunda parte Carlos Carvalhal pode voltar a sorrir.
Os azuis do restelo são uma das equipas sensações da Superliga devido à mentalidade ofensiva que impõe durante todo o encontro, e isso não levou a que conseguissem recuperar o empate como proporcionou um belissimo jogo de futebol.

Os golos
(Académica - 1 ; Belenenses - 0) Aos 39' num lance de bola parada em que se suspeita de irregularidade o rei Dário regressou aos golos.
O número 85 depois de se superiorizar fisicamente ao defesa Amaral conseguiu dar o melhor seguimento a um lance de bola parada fazendo assim o primeiro golo do desafio.
(Académica - 1 ; Belenenses - 1) Aos 76' o jovem Jorge Tavares estreia-se a marcar na Superliga.
Num de ataque rápido dos Belenenses protagonizado pelo médio ala José Pedro, que ao entrar na área rematou forte à baliza de Pedro Roma, este não consegue segurar a bola que rechassadamente vai ter aos pés do jovem avançado que repõe com facilidade a igualdade.

A arbitragem
O árbitro esteve a meu entender bem durante todo o encontro, também beneficiou do fair-play dos atletas de ambas as equipas. Em duvida, apenas o lance que originou o golo da briosa.

Notas de destaque
Como nota de destaque fica o jogo em que o jovem dos belenenses se estreou a marcar e o regresso de Dário.
Como principal destaque, o fair-play dos jogadores da briosa, que mesmo estando a vencer por 1-0 não baixaram os braços nem defenderam o resultado. Esta atitude ficou
espelhada no momento das substituições.

O momento
O momento do jogo foi a bola ao poste de Dário um minuto após o golo dos azuis do restelo.

segunda-feira, novembro 22, 2004

Académica - Belenenses (ficha de jogo)




Estádio Municipal de Coimbra, 20h30 e com transmissão em directo na Sport TV.
Árbitro: Bruno Paixão, auxiliado por João Tomatas e Luís Marcelino.

Os estudantes ainham com Pedro Roma na baliza, José António e José Castro no meio da defesa, do lado direito a escolha de João Carlos Pereira caíu em Nuno Piloto e Fredy ficará com o lado esquerdo.
No meio campo será Vasco Faísca mais defensivo e Ricardo Fernandes a apoiar mais o ataque, Dionathan na direita e Rafael Gaucho na esquerda, na frente será Luciano e Dário.

Do lado dos belenenses, o técnico Carlos Carvalhal escolheu o seguinte onze:
Marco Aurélio; Amaral, Rolando, Pelé e Cabral; Andersson e Marco Paulo; Neca, Juninho Petrolina e José Pedro; Rodolfo Lima.

domingo, novembro 21, 2004

Convocados para segunda-feira



Do lado da Académica, João Carlos Pereira chamou os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Pedro Roma e Pedro Gomes.
Defesas: Bruno Leite, Zé Castro, Zé António, Fredy e Vasco Faísca.
Médios: Nuno Piloto, Tixier, Dionattan, Ricardo Fernandes, Paulo Adriano, Rafael Gaúcho, Luciano e Sarmento.
Avançados: Dário, Joeano e Kenny Cooper.
Nesta convocatória, destaca-se o regresso do françês Tixier e a ausência de Nuno Luís (por castigo), quanto à duvida de quem iria substituir o defesa lateral direito, tudo indica que será o brasileiro Bruno Leite o escolhido.



Do lado dos Belenenses, Carlos Carvalhal vai trazer a Coimbra os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.
Defesas: Amaral, Rolando, Cabral, Wilson e Gonçalo Brandão.
Médios: Andersson, Eliseu, Pelé, José Pedro, Marco Paulo, Tuck, Rúben Amorim, Eliseu e Neca.
Avançados: Rodolfo Lima, Juninho Petrolina e Jorge Tavares.
Na convocatória de Carlos Carvalhal destaca-se a presença de dois juniores, o defesa Gonçalo Brandão e o avançado Jorge Tavares ambos internacionais Sub18 por Portugal. Nesta convocatória destaca-se ainda a ausencia de Antchouet que cumpre um jogo de castigo.

sábado, novembro 20, 2004

Candidatos em assembleia (Maló de Abreu)

O médico que presidiu a briosa em finais da década de 70 também foi um dos ilustres oradores da assembleia geral de ontem.

Com um discurso amigável e afavel o médico começou por salientar um clima de concordia com o trabalho realizado pela direcção através da aceitação do relatório apresentado.
Passou a lamentar o clima de alguma incompatibilidade entre a AAC e o organismo autonomo de futebol.
E de seguida, falou do plantel oficial da briosa questionando a qualidade adquirida com o orçamento apresentado, lembrando as épocas aureas de 60.

As frases de Maló de Abreu:
1 - "Se alguém pensava que este acto eleitoral (...) pudesse ser um momento de discordia, sangue, ódio e vingança dentro da instituição(...) não contem comigo."
2 - "Não faz sentido existir um desentendimento entre mãe e filho" (AAC e AAC-OAF).
3 - "Sei que dedicaram o maior dos sacrificios e eu não sou ingrato".
4 - "Não entendo que não haja também sonhos e que apenas haja razão".
5 - "É tempo de voltarmos a sonhar".

Quanto à constituição da lista, Maló de Abreu continua a contactar alguns ilustres nomes da vida academista e coimbrã sendo o nome Sampaio Nora referenciado pelo jornal Diário de Coimbra como um dos possiveis constituintes.

Os candidatos em assembleia (J. E. Simões)

O actual presidente interino, assim como o outro candidato, aproveitou esta oportunidade de proximidade com os sócios para promover a sua imagem e a sua candidatura junto dos sócios presentes.

José Eduardo Simões começou por defender o trabalho e esforço realizado em prol da instituição que é a Associação Académica de Coimbra/OAF tendo em conta as dificuldades sentidas há cerca de 23 meses.
Neste momento era um presidente com o sentimento e a consciência de dever cumprido, embora refira que o plano de recuperação ainda não terminou e ainda haver muito para fazer.

As frases de José Eduardo Simões:
1 - "Os últimos 23 meses foram os tempos mais dificeis das nossas vidas. Foi esta direcção, que acompanhou o dr.João Moreno, com todos os apoios que teve, que merece os créditos".
2 - "Tenho a consciência de dever cumprido".
3 - "Há ainda muito a fazer".
4 - "Com o nosso trabalho a Académica pode sonhar com um futuro melhor".

6.000.000€ para 2005

A assembleia geral da AAC/OAF decorreu, como já se tinha feito referência neste blog, num clima quente devido ao anticiclone das eleições que se vão realizar a 17 de Dezembro.

A assembleia teve lugar no pavilhão Jorge Anjinho que é normalmente utilizado pela briosa em diversos desportos, no entanto, ontem serviu para mais um: a luta livre na categoria de amadores sendo que um dos pugilistas foi um antigo sócio do candidato Maló de Abreu.

Tirando este episódio caricato toda a assembleia geral correu como o esperado apesar do clima de pré campanha eleitoral.
Começou com um respeitoso minuto de silêncio pelo saudoso presidente João Moreno, depois seguiu-se a apresentação das contas do primeiro semestre deste ano, aprovadas em consenso. Seguiu-se a apresentação do orçamento para a próxima temporada que rondará os seis milhões de euros.

sexta-feira, novembro 19, 2004

As duvidas de JCP (Sarmento)

Este jovem de apenas 19 anos é dos mais promissores atletas do plantel da briosa, apesar da posição natural ser extremo direito e avançado, as características naturais do jogador poderão constituir uma opção bastante válida para João Carlos Pereira preencher a vaga existente.

O jogador tem velocidade e uma técnica bastante apurada, mas o facto de ainda não possuir experiência de Superliga e não muito forte fisicamente pode comprometer as escolhas do técnico.

Sendo quase certo o regresso do médio Tixier ao onze inicial, isso poderá fazer com que Vasco Faísca volte ao seu lugar habitual (centro da defesa), assim, o técnico poderá assim adaptar à lateral um dos defesas centrais que possuí (Danilo, Zé António ou Zé Castro).

As duvidas para esta posição já deveram ter ficado quase sanadas com o amigavel à porta fechada que decorreu ontem em Viseu frente ao Académico local.

As duvidas de JCP (Nuno Piloto)

Na continuação das opções de João Carlos Pereira para a substituição de Nuno Luís surge o jovem Nuno Piloto, com apenas 22 anos ainda não foi titular esta época, embora já conte um golo marcado no jogo da Taça de Portugal frente ao Almancilense.

O jovem promissor é extremo direito/esquerdo mas após a expulsão de Nuno Luís no Coimbrada Mota foi ele que ocupou esse lugar até ao final do encontro.

O "baixinho" destaca-se pela forte técnica e velocidade que possuí, embora para a questão defensiva lhe falte um pouco mais de força.

Assembleia Geral

Está marcada para hoje às 21h00 a Assembleia Geral da Académica, depois de anunciada oficialmente a candidatura de Maló de Abreu à presidencia da direcção academista, tudo indica que os ânimos na A.G. estejam ao rubro, principalmente depois dos controversos pontos de vista dos candidatos.

Na candidatura o médico referenciou com protagonismo a mítica, a história e os valores que distinguem a briosa dos restantes clubes, afirmando ainda que a briosa possui receitas para poder vir a ser uma equipa à imagem do que foi nos gloriosos anos 60.

O candidato não esqueceu o aproveitamento que se pode tirar das filiais que a briosa tem espalhadas por todo o mundo, assim como o renascimento da Académica B. Referenciou sobretudo uma equipa com uma mentalidade desportiva identica à do Ajax de Amsterdão.

Ao que tudo indica, qualquer que seja o resultado das eleições, o lugar de João Carlos Pereira está assegurado.

As duvidas de JCP

Devido à ridicula expulsão de Nuno Luís na jornada passada, ficou em aberto o lugar de defesa direito da briosa para o jogo com o Belenenses na próxima segunda-feira, no Municipal de Coimbra.

A solução para este lugar em aberto deverá passar pelo brasileiro Bruno Leite, o um dos jovens Sarmento ou Nuno Piloto.

O brasileiro que à partida será o favorito para entrar a titular, foi contratado no fim da época passada ao Mogi Mirim, mas apesar de fazer toda a pré-época não conseguiu roubar a titularidade ao agora castigado Nuno Luís.
O jogador de apenas 23 anos ainda não realizou nenhum jogo oficial pela briosa tendo apenas jogado alguns jogos de preparação na pré-época e amigavéis.
Ao defesa falta-lhe ritmo competitivo e velocidade além de pouca ambição atacante, mas em contrapartida é o único em que a posição natural é lateral direito.

quarta-feira, novembro 17, 2004

Académico de Viseu - Académica

A briosa desloca-se amanhã a terras de Viriato para defrontar num jogo de caracter particular o Académico de Viseu.

Actualmente o Académico está a enfrentar uma recuperação financeira, que passou por transformar este histórico da região centro em Sociedade Anónima Desportiva (SAD).
Em meados da década de oitenta e noventa chegou mesmo a estar presente no primeiro e segundo escalão do futebol português, estando agora, orientado por Rui Bento antigo jogador do Sporting, a militar na IIDivisão B - Zona Centro.

A actual direcção do académico, pretende apostar na consistência e ambição, adoptando para esta época o objectivo de regresso à Liga de Honra.

O jogo está marcado para as 15h30 e será no jogado no Estádio do Fontelo em Viseu.

Belenenses sem munições!

Na próxima segunda-feira, realiza-se mais um clássico da Superliga com o encontro de dois clubes históricos do futebol português, a deslocação do Belenenses à cidade dos estudantes.

A turma do restelo que neste momento é com todo o mérito, o segundo melhor ataque da Superliga e o oitavo classificado com 4 vitórias (Marítimo, U.Leiria, Penafiel e Moreirense), 2 empates (Rio Ave e Beira-Mar) e 4 derrotas (Estoril, FCPorto, Sporting e Boavista).
Mas, Carlos Carvalhal não poderá contar com o melhor marcador da equipa, o gabonês Antchouet, que foi admoestado com o 5ºamarelo no ultimo encontro (vitória caseira por 3-0 frente ao Moreirense).
Na consequência desse cartão, o jogador terá que cumprir um jogo de castigo, ou seja, não poderá defrontar os estudantes em Coimbra.

Actualmente o avançado conta com 8 golos, seguido de Brasília, Lourenço e Rolando com apenas 2.

Uma má noticia para Carlos Carvalhal e restante plantel azul, mas, obviamente menos uma dor de cabeça para a defesa academista, que terá igualmente desfalcada com o também castigado Nuno Luís.

Zé Castro - o defesa goleador

O defesa central da briosa, José Castro, brilhou em mais uma internacionalização ao serviço da selecção nacional de Sub21.

O jovem jogador já pretendido por clubes de Itália marcou mais uma vez presença entre os melhores portugueses com menos de 21 anos.
Desta vez, além de apenas defender ao melhor nivel, ainda subiu no terreno para fazer o trabalho dos avançados marcando o quarto golo num jogo que ficou 6-1 para os portugueses.

Maló de Abreu é candidato

O médico Maló de Abreu não esperou pela Assembleia Geral e deverá amanhã formalizar a candidatura para a presidência da Associação Académica de Coimbra.

Com uma conferência de imprensa marcada para amanhã, pelas 12h00 no Pavilhão Jorge Anjinho, Maló de Abreu deverá oficializar a candidatura, assim como apresentar a restante lista.

A imprensa no entanto, já adiantou que nomes Castanheira Neves, Campos Coroa e Fernando Pompeu deverão estar na lista, enquanto que quanto a apoio deverá poder contar com Manuel Alegre.

O médico caso venha a ser eleito no dia 12 de Dezembro será o regresso ao cargo em que esteve na época de 78/79.

terça-feira, novembro 16, 2004

Paixão pela bola!!!!

A nomeação de arbitros para a jornada 11 da Superliga, decorreu esta tarde na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O árbitro nomeado chama-se Bruno Paixão, de 30 anos, engenheiro industrial e vem de Setubal. Árbitro desde 90/91, ficou conhecido em Coimbra devido a um episódio insólito e caricato com uma agente da PSP de Coimbra.

Vai ser auxiliado por João Tomatas de Setubal e Luís Marcelino de Leiria.

Esta época o árbitro foi dos mais nomeados para jogos da Superliga, tendo como nota de destaque o derby minhoto (Gil Vicente - Sp.Braga) e na jornada passada a viagem do Benfica ao estádio dos Barreiros, no Funchal onde defrontou o SC Marítimo.

19/11 o Dia D




Na próxima sexta-feira, a actual direcção da briosa vai apresentar em Assembleia Geral o relatório de contas referente ao primeiro semestre deste ano e votar o orçamento para 2005.

Após a assembleia geral, possivelmente o actual presidente interino irá conhecer um outro candidato oficial, o médico Maló de Abreu, que segundo a imprensa nacional e regional já terá mantido contactos com algumas pessoas influentes de Coimbra e do mundo do desporto como o presidente do FCPorto, Jorge Pinto da Costa.

O médico ainda não apresentou oficialmente a candidatura à presidência da AAC/OAF, por desejar primeiro conhecer a realidade economica e financeira da briosa.
Um dos tópicos que poderá causar polémica e fazer correr tinta nos jornais é a parceria com a TBZ, a actual empresa gestora do Estádio e da marca Académica.

Intenções castradas...

Segundo o jornal desportivo "oJogo", o defesa central da briosa Zé Castro poderia rumar a Itália, supostamente a clubes que actuam na série A e B (equivalentes à Superliga e Liga de Honra Portuguesa).

Os clubes seriam a Fiorentina recem-regressada à Série A italiana, antigo clube de Rui Costa e Giovanni Trapatonni. Enquanto que o clube da Série B, o Arezzo actual 11º dessa competição também interessado em adquirir o passe do atleta.

Os contactos chegaram através do agente do atleta Nuno Rolo, mas ambas as propostas foram negadas.
Actualmente o jogador tem contrato até Junho de 2006 e, sendo já uma das jóias da coroa academista muito dificilmente sairá antes dessa data de Coimbra.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Trabalho, só amanhã!!!




Depois da primeira vitória fora, na sexta-feira frente ao Estoril Praia, o técnico João Carlos Pereira concedeu três dias de folga aos seus pupilos, só voltando ao trabalho amanhã pelas 9h00.

Os treinos serão para preparar o confronto da próxima segunda-feira frente aos Belenenses, clube que se tem destacado pelas boas exibições sendo o segundo melhor ataque (ultrapasso pelo Sporting, depois do desaire de ontem).

Com a vitória frente ao Estoril a Académica ocupa agora uma posição mais satisfatória e confortavel na tabela classificativa, está na 13ªposição juntamente com o Penafiel, tendo os três pontos do Coimbra da Mota servido para ultrapassar o Beira-Mar e o Guimarães que só realiza hoje o jogo nº11.

No próximo jogo, João Carlos Pereira não poderá contar com o defesa lateral Nuno Luís, que deverá ser suspenso por um jogo depois da ridicula expulsão na Amoreira.

Para o seu lugar tudo aponta que seja a estreia de Bruno Leite, o brasileiro que chegou em Julho passado ao futebol europeu proveniente do Mogi Mirim, realizando apenas alguns jogos amigaveis e os referentes à pré-época.
Quem também poderá ser opção para João Carlos Pereira é o jovem Nuno Piloto, apesar da sua posição natural ser no meio campo o tecnico poderá adapta-lo a lateral, posição que o "baixinho" acabou a fazer no jogo passado.

sábado, novembro 13, 2004

Os processos da Liga...

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai instaurar um processo disciplinar ao médico da Académica, o dr. Mário Monteiro Pinto.

O caso remonta ao jogo do passado dia 26 de Setembro, quando a briosa viajou até à ilha da Madeira para defrontar na Choupana o Nacional da Madeira.

O médico está a ser acusado da violação do artigo 107.1º que acusa os dirigentes desportivos de injurias e ofenças à reputação dos árbitros.
O não cumprimento deste artigo poderá levar a uma pena de um mês a um ano de suspensão ou uma multa de 1000€ a 10.000€. Favorecido pelo artigo 135.4º o médico poderá ver a pena ser reduzida para um quarto.

E tudo isto apenas por dizer algumas verdades ao juiz da partida, o João Vilas Boas. A Liga deveria punir igualmente os árbitros quando estes não fazem bem o seu trabalho, ou quando têm um comportamento das decisões tendencioso e com influência directa nos resultados.

Como nota ainda de destaque, a confirmação do castigo do jogador Pedro Torrão do U.Leiria no jogo frente à briosa no passado domingo.

Académica - Belenenses (2ª.feira)

A recepção da briosa à turma do restelo vai ter direito a transmissões televisivas.

Depois de na jornada que ainda decorre a briosa jogar a abrir a jornada, na próxima será o jogo que fechará as contas, com um dos jogos que poderá ser dos mais emocionantes da jornada.

Agendado apenas para a segunda-feira dia 22 de Novembro, pelas 20h30 e com transmissão directa na Sport TV.

Liga Académica Suporters

Á semelhança dos melhores clubes europeus, a Académica também já tem ligas privadas nas competições virtuais sobre futebol.

Assim, quem estiver interessado em jogar na fantasy.premierleague.com, poderá adicionar-se à private league número: 177639-64235.

Para a liga record: adicionem a liga: Académica de Coimbra ( Força BRIOSA), com o código briosa.

Bom ano desportivo.

Estudante ganham na linha

Finalmente a briosa conseguiu estrear-se a pontuar fora de portas, para isso nada melhor do que jogar em Coimbra, não na cidade mas, no estádio Coimbra da Mota, no Estoril.

O Estoril Praia
Litos apostou numa táctica que teoricamente iria causar muitos problemas à defensiva da briosa. Mas, a falta de inspiração dos jogadores facilitou o resultado favoravel dos de Coimbra.
O treinador ainda tentou dar a volta ao jogo, mostrando-se incorformado com o que lhe estava a acontecer fazendo ao intervalos entrar dois jogadores de ataque.
Os melhores momentos do Estoril foram os últimos quinze minutos, principalmente depois da expulsão do lateral direito da briosa.

A Académica
O técnico João Carlos Pereira, mostrou maturidade no raciocinio de jogo e paciência na gestão dum encontro que acabou por vencer por apenas 1-0.
A briosa mostrou desde o inicio do encontro, como a equipa mais astuta e capaz de vencer o encontro.
O jogo teve duas partes distintas, antes e depois do golo, antes de estar em vantagem a briosa era a equipa que mais atacava e procurava o golo, acabando por consegui-lo com naturalidade aos 53'.
Depois do golo, a briosa foi uma equipa mais racional e inteligente. Ao recuar no terreno obrigou o Estoril a atacar e a abrir espaços na defesa onde a briosa com contra-ataques rápidos poderia aumentar a vantagem.
Mas uma expulsão por acumulação de amarelos a Nuno Luís, obrigou a briosa a jogar em inferioridade numérica, acabando a queimar tempo para conseguir manter o resultado favoravel.

O Golo
Marcado aos 53' de fora da grande-área pelo brasileiro Rafael Gaucho num remate rasteiro não muito forte mas colocado.
O guardião Jorge Baptista não conseguiu alterar com sucesso a direcção da bola e ao bater no poste esta só parou dentro da baliza, fazendo o golo vitorioso da Académica.

A arbitragem
O jovem árbitro Artur Soares Dias, teve uma actuação simpática durante todo o encontro, apenas com uma mancha demasiado negra no seu trabalho ao expulsar o capitão Nuno Luís por acumulação de amarelos, com duas faltas quase inexistentes.

A expulsão
O momento que mancha o trabalho da equipa de arbitragem e podia ter mudado o rumo dos acontecimentos, foi a expulsão por acumulação de amarelos ao lateral direito da briosa Nuno Luís.
O primeiro cartão amarelo surgiu duma falta que os defesas normalmente fazem para travar algum contra-ataque da equipa adversária. Foi isso que Nuno Luís fez, não pondo em risco a integridade física do adversário, apenas travando a sua marcha pondo o seu corpo à frente do adversário, próximo da linha do meio campo no lado esquerdo do ataque estorilista.
O segundo cartão amarelo e consequente vermelho foi o mais escandaloso, pois o jogador de Coimbra não toca no adversário visto este caí quando rematou metade na bola e metade na relva, acabando o árbitro por punir o jogador adversário que estava mais perto.

Notas de destaque
Destaque para o número de adeptos da briosa que apesar das contrariedades do jogo, conseguiram marcar presença em mesmo número que os canarinhos. (As contrariedades do jogo são: ser realizado a uma sexta-feira à noite com transmissão televisiva; os maus resultados e a classificação que a briosa trazia para este jogo e os mais de 200km de distância entre Coimbra e Estoril).
Destaque ainda para o jovem Nuno Piloto ,conhecido como o "baixinho" no seu antigo clube (Os Repesenses), que jogou mais uns minutos mas numa altura onde a briosa praticamente só defendia.

sexta-feira, novembro 12, 2004

Zé Castro a surpresa

Ficha de jogo

Estádio Coimbra da Mota, no Estoril.
Um jogo que marca o encontro de dois treinadores da dita "nova geração" onde o treinador canarinho aparece numa posição mais confortavel, não só na tabela classificativa mas também por possuir o factor casa.

Assim, as equipas estão composta da seguinte forma:
Estoril Praia SAD
O jovem treinador Litos, apresenta uma táctica que assenta no (4x3x3), com os alas a pressionarem os defesas laterais de forma a abrir espaços no meio do ataque canarinho.
Esta táctica estimula o ataque rápido e apoiado, podendo em algumas ocasiões os médios Pinheiro e N'Doye aparecer na área e causar inferioridade numerica na defesa adversária.
GR: Jorge Baptista.
Defesas: Rui Duarte, Buba, Dorival e João Pedro.
Médios: Pinheiro, Elias e N'Doye.
Avançados: Arrieta, João Paulo e Ali.

Associação Académica de Coimbra OAF.
O técnico João Carlos Pereira aposta numa formação disposta num (4x4x2 - diamante), em que as surpresas são a entrada de José Castro para o eixo da defesa na companhia de José António.
Vasco Faísca, perante a ausência do castigado Tixier, exerce as funções de médio defensivo, e lá na frente aparece Luciano em funções de "falso ponta-de-lança" (em detrimento de Joeano) a servir o jogador mais avançado, Dário.
Esta táctica pode surgir resultado, embora seja uma táctica que não inspire o ataque continuado, mas sim um possivel contra-ataque rápido e quepode ser mortifero e decisivo, estando dependente da inspiração do moçambicano.
Dependendo igualmente da inspiração de Ricardo Fernandes, Dionathan, Rafael Gaucho e Fredy, o ataque da briosa poderá ficar bastante povoado e perigoso.
GR: Pedro Roma.
Defesas: Nuno Luís, José António, José Castro e Fredy.
Médios: Vasco Faísca, Dionathan, Rafael Gaucho e Ricardo Fernandes.
Avançados: Luciano e Dário.

É hoje!

É hoje que a briosa poderá devolver o sorriso aos jogadores e adeptos de Coimbra, na deslocação ao Estádio Coimbra da Mota, no Estoril.

A possivel ficha de jogo:
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assitentes: José Ramalho e Carlos Nilha

Estoril Praia SAD
GR: Jorge
Defesas: Rui Duarte, Buba, Dorival e João Pedro.
Médios: Elias, N'Doye e Pinheiro.
Avançados: Arrieta, Yuri e João Paulo.
Treinador: Litos

Associação Académica de Coimbra OAF
GR: Pedro Roma
Defesas: Nuno Luís, Zé Castro, Zé António e Fredy.
Médios: Vasco Faísca, Dionathan, Sarmento e Ricardo Fernandes.
Avançados: Luciano e Dário.
Treinador: João Carlos Pereira

quinta-feira, novembro 11, 2004

Convocados da briosa

Decorreu hoje o ultimo treino em Coimbra antes da deslocação da equipa para a zona de Lisboa, onde vai defrontar no Estádio Coimbra da Mota o Estoril Praia.

O técnico João Carlos Pereira, anunciou os convocados:
Guarda-Redes: Pedro Roma e Pedro Gomes.
Defesas: Bruno Leite, Vasco Faísca, Nuno Luís, Zé António, Zé Castro e Fredy.
Médios: Luciano, Rafael Gaúcho, Nuno Piloto, Sarmento, Dionattan, Paulo Adriano e Ricardo Fernandes.
Avançados: Kenny Cooper, Dário e Joeano.

Nesta convocatória destacam-se o regresso do jovem Pedro Gomes e do brasileiro Bruno Leite em detrimento de Dani e Pedro Henriques afastados por lesão, e o jovem Sarmento em detrimento do suspenso Tixier.

quarta-feira, novembro 10, 2004

Pai Natal pode parar em Coimbra!

Com algumas lacunas no plantel, devido a lesões demoradas e falta de qualidade nalguns sectores, a re-abertura do mercado em Janeiro deverá trazer caras novas para Coimbra.

Além das já certas inscrições dos médios William e Beau, a briosa poderá ainda vir a receber jogadores provenientes dos grandes de Portugal, mas, devido a limitações financeiras, deverão vir apenas com vinculo de emprestimo é só até final da época.

Um dos jogadores que poderá rumar a Coimbra, será tal como na época passada o Paulo Sérgio do Sporting. Enquanto que do lado do Dragão poderão vir o ala Maciel e o avançado Hugo Almeida.
Existem já outros clubes interessados mas a briosa poderá ser um dos fortes candidatos a receber estes jogadores.

Esta noticia foi avançada pelo Luís Viegas do jornal "OJOGO" e do blog "Noticias da Académica".

Indisponiveis!!!



Para a deslocação ao Estoril, na próxima sexta-feira no jogo de abertura para a décima jornada da Superliga, o técnico João Carlos Pereira não poderá contar com quatro jogadores, três por lesão e um por castigo.

Os jogadores que ainda recuperam de lesão são: Delmer que foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira, Raul Oliveira que efectua trabalho de recuperação e Rofoldo ainda de volta da sinuvite no joelho esquerdo.

Por castigo atribuido pelo Conselho de Disciplina da Liga, o médio francês Tixier não poderá alinhar frente ao Estoril Praia SAD sendo suspenso por um jogo.

Além do jogo de castigo, o jogador Tixier terá de pagar uma coima no valor de 150€, os outros castigados do jogo do passado domingo são: Nuno Luís, José António e Paulo Adriano, com multas de 50 e 75€ para os primeiros enquanto que o capitão da briosa é presenteado com uma coima de 125€ e uma repreenção por escrito.
A instituição também foi castigada com uma multa de 130€.

terça-feira, novembro 09, 2004

Soares Dias o escolhido

Hoje durante a tarde foi efectuada a nomeação dos árbitros e respectivos assistentes para os jogos da 10ªjornada da Superliga.

Nesta jornada, a briosa desloca-se à linha do Estoril onde defronta a SAD do Estoril Praia, num jogo que abre oficialmente a competição.


O árbitro escolhido vem do Porto e chama-se Artur Soares Dias. Este é o segundo jogo que dirige para a Superliga tendo apenas apitado na jornada sete a deslocação do Rio Ave a Moreira de Cónegos.
Pelo que deu a entender, o árbitro parece ser tolerante e mostra os cartões apenas em ultimo caso.
É um dos árbitros que pertencem à dita "nova geração" e, sendo o melhor da segunda categoria, foi promovido este ano à primeira, numa carreira que tem sido fulgurante visto que começou na época 96/97.
Com apenas 25 anos(14-07-79) e licenciado em Gestão e exerce neste momento funções de consultor de recursos humanos.



O árbitro vai ser auxiliado por José Ramalho (na foto) director comercial no Porto e por Carlos Nilha que vem de Braga.

...e o sorteio ditou: o Rio Ave!!




O sorteio relativo à 5ªeliminatória da taça de Portugal realizou-se hoje de manhã e pode dizer-se que a sorte foi madrasta para a briosa, visto calhou o 9ªclassificado da Superliga, o Rio Ave.

Depois de vencer com alguma dificuldade o Almancilense da 3ªdivisão nacional, por 3-0, agora calhou o Rio Ave, clube que na jornada oito derrotou os estudantes por 3-1 num jogo que foi possivelmente a pior exibição dos estudantes esta época.

Como nota de curiosidade, fica que esta será a terceira vez esta época que a briosa se desloca a Vila do Conde.
Na primeira logo na segunda jornada, como casa emprestada do Vitória de Guimarães que, graças ao senhor Nuno Almeida e companhia a briosa perdeu por 2-1.
Mas, nada melhor do que um jogo de taça para a briosa poder mostrar que tem categoria e qualidade mais que suficientes para derrotar o Rio Ave seja onde for.

O jogo vai ser realizado a 12 de Janeiro, precisamente dois meses antes do Rio Ave se deslocar a Coimbra.

Delmer já foi operado




O avançado brasileiro da briosa rumou na sexta-feira passada ao seu país de origem para ser submetido a uma segunda cirurgia ao tendão de Aquiles do pé direito.

Essa cirurgia foi efectuada durante o dia de ontem e sendo uma cirurgia de longa recuperação, o jogador está autorizado a permanecer durante o periodo de convalescença no Brazil.

O avançado, caso a recuperação decorra sem qualquer incidente poderá voltar a estar operacional num prazo de cerca de seis meses, ou seja, para finais de Maio. O que não deverá ser suficiente para voltar a representar a briosa esta época.

E a Lousã aqui tão perto...




Praticamente todas as pessoas de Coimbra sabem onde fica a Lousã, assim como todos sabemos que em pouco mais de 25 minutos se chega lá.
O jogador Nuno Assis, o actual número 25 do Vitória de Guimarães e considerado um dos melhores números 10 a actuar neste momento em Portugal é natural da Lousã e representou nas camadas jovens o clube local (Clube Desportivo Lousanense).

O jogador surgiu aos 17 anos quando ainda estava vinculado ao Lousanense e este competia na 3ªdivisão nacional. As exibições dele na altura não escondiam a ninguém o grande jogador que viria a ser. Despertando assim os olhares de Alvalade, que com meia duzia de tostões e um jogo na Lousã com as reservas conseguiram o passe do atleta.

O jogador nunca chegou a representar os leões, sendo cedido ao clube satélite dos leoninos, o Lourinhanense que na altura (época de 96/97) actuava na 3ªdivisão nacional, subindo na época seguinte.
Do Lourinhanense foi para o Alverca onde se estreou na Superliga com as cores do Alverca, realizando 19 jogos.
Seguiu-se o Gil Vicente com 28 jogos e 3 golos, e foi por fim para o Vitória de Guimarães no inicio da época de 01/02. Onde ficou até agora já actuando em 106 jogos e marcando 11 golos.

Actualmente é dos melhores jogadores do Vitória de Guimarães e já correm boatos duma possivel transferência para um dos três grandes.

A maioria dos adeptos da briosa devem estar a perguntar o porquê de estar a publicar este post num blog esclusivamente dedicado à Académica, mas a razão é muito simples:
Não é necessário ir muito longe para descobrir grandes talentos, por vezes eles estão mesmo debaixo dos nossos olhos...




...e neste momento o Nuno Assis poderia estar a fazer o sinal de Vitória com uma camisola da briosa...

segunda-feira, novembro 08, 2004

Olhar em frente!



Depois do desaire de ontem, equipa técnica, jogadores e adeptos têm de começar a pensar no senhor que se segue, que neste caso dá pelo nome de Estoril Praia Futebol SAD e joga no Estádio Coimbra da Mota, esta tarefa está longe de ser facil.

Com a nona jornada completa, o Estoril ocupa a calma 10ªposição com 12 pontos, com três vitórias (Belenenses, Beira Mar e Moreirense), três empates (Rio Ave, FCPorto e Boavista) e três derrotas (U.Leiria, Penafiel e Sporting).
A turma de Litos e companhia estão numa maré vencedora, não provam o sabor da derrota desde que defrontaram o Sporting, daí foram empatar ao Bessa, receberam e golearam o Beira Mar e foram vencer ao dificil terreno do Moreirense já na jornada passada.

A principal força do Estoril acenta em quatro jogadores: Arrieta, Dorival, Yuri e o senegalês N'Doye, estes jogadores além da velocidade também facilmente podem num momento de inspiração alterar o rumo dos acontecimentos.
Para este jogo, a briosa deixa Coimbra para jogar no COIMBRA DA MOTA, será dificil para os doutores poderem praxar estes caloiros da Superliga.

João Carlos Pereira




O tecnico da briosa, juntamente com jogadores e adeptos estava desalentado no final que opôs a briosa aos rivais de Leiria.

Num jogo em que a briosa tinha tudo para ganhar, só faltou mesmo o principal: A SORTE. Factor esse salientado por João Carlos Pereira e por Rui Vieira.

"A sorte e o azar fazem parte do jogo. Não há nada a fazer quando uma equipa falha penáltis e golos de baliza aberta. Tínhamos grandes expectativas para este encontro, mas entrámos mal e, em contra-ataque, o Leiria marcou cedo. Tentámos mobilizar os jogadores para recuperar da desvantagem, só que o Leiria foi gerindo a posse e a circulação de bola. Depois, tivemos uma reacção fantástica e fizemos uma segunda parte muito boa. O resultado é muito injusto!"

João Carlos Pereira, apesar de ainda agastado com a força com que o azar bateu à porta da briosa, ainda disse:
"Posso garantir que saí do balneário muito mais confiante e optimista do que estava antes. Tenho um grande grupo e, mais tarde ou mais cedo, o azar há-de ir-se embora.
Quando eu for despedido, vocês vão saber. Se não aguentasse a pressão, ia para o xadrez".
Todos os adeptos lhe reconhecem qualidades, mas só resta que o tecnico as ponha ao máximo, e ponha a briosa a jogar como no final da época passada.

Do lado do Leiria, o treinador-adjunto Rui Vieira reconheceu a superioridade em campo da briosa, mas também o grande azar que esta teve: "A Académica não teve a sorte do jogo, mas, pela primeira vez esta época, o União de Leiria teve-a do seu lado".

domingo, novembro 07, 2004

Academica - 0 ; União de Leiria - 1 - rescaldo

Num encontro que prometia muita emoção e com uma tabela classificativa que obrigava a briosa a vencer o encontro, os estudantes levam nota negativa.

O União de Leiria apenas esteve forte no primeiro quarto de hora mas o suficiente para Krpan fazer um golo que daria a vitória ao clube da cidade do Liz.
A partir do primeiro quarto de hora, a união de leiria limitou-se a gerir o resultado e na segunda parte essa gestão passou por queimar tempo.

Da parte da Académica, entrou uma equipa muito lenta a ceder demasiado espaço ao adversário, num futebol fraco, lento e ineficaz.
Na primeira parte o principal perdulário foi Joeano que falhou algumas oportunidades claras de golo.

Ao intervalo, João Carlos Pereira afirmava que era preciso mais eficacia, mas eficacia foi coisa que não houve.

Na segunda parte calhou ao Dário que apesar de já conseguir imprimir alguma velocidade à equipa, não esteve sob o olhar dos deuses do futebol, ao rematar duas vezes ao poste.
Com esta derrota a briosa perde uma boa oportunidade de subir na tabela classificativa e continua assim na 16ªposição com sete pontos.

Academica - 0 ; União de Leiria - 1

17h00 - minuto 45 - Inicio da segunda parte, pontapé de saída para a U.Leiria.
minuto 2 - Cruzamento teleguiado de Fabio Felicio para a cabeça de Krpan mas Vasco Faísca antecipa-se.
minuto 3 - Cruzamento de Fredy mas Dário não conseguiu emendar para golo.
Jogada de papel quimico da anterior, Dário para Joeano mas este não consegue emendar.
minuto 5 - Livre de Rafael Gaucho mas a bola a razar o poste da baliza de Helton.
minuto 10 - Mais um lancamento de Dário para Joeano, mas Helton chega primeiro.
minuto 20 - Substituição - entrada de Luciano para a saída de Rafael Gaucho.
no lado do Leiria: Torrão por Otacilio.
minuto 22 - Toada atacante da briosa, mas a faltar principalmente o ultimo toque.
minuto 24 - Cartão amarelo para Paulo Adriano por tocar a bola com a mão.
minuto 26 - Livre perigoso de Edson mas contra a barreira.
minuto 27 - Substituição na Académica, entra Dionathan e saí Paulo Adriano.
minuto 29 - Penalty a favor da briosa a punir uma falta cometida dentro de área.
minuto 29 - Dário desperdiça o castigo maximo ao rematar ao poste.
minuto 31 - Dário completa uma jogada de ataque com um cabeceamento ao poste.
minuto 35 - Segundo cartão amarelo e conseccuente vermelho para Fabio Felicio.
minuto 38 - Alhandra joga a bola com a mão, mas não é advertido.
minuto 39 - Substituição na Académica, saí Joeano e entra Kenny Cooper.
minuto 42 - jogada de insistência da briosa, mas a bola acaba a sair pela linha de fundo.
minuto 44 - Zé António em esforço rematou por cima da baliza do Leiria.
minuto 45 - Substituição no Leiria, saí Edson entra Fredy.
minuto 45+1 - Dário rematar, mas contra os defesas do Leiria.
minuto 45+3 - Remate de Torrão mas facil para as mãos de Pedro Roma.
minuto 45+4 - Cartão amarelo para Helton por demorar a repor a bola em jogo.
minuto 45+5 - Fim do jogo

Academica - 0 ; União de Leiria - 1 (intervalo)

16h00 - minuto 0 - pontapé de saída da Académica.
minuto 3 - Golo do Leiria; Krpan aproveita a distância dada pelos defesas da briosa.
minuto 7 - Livre de Fredy e Pedro Roma defende com os punhos para a frente, acabando por afastar o perigo.
minuto 10 - Confusão na grande área leiriense com Dário e Joeano onde Laranjeiro resolveu bem.
minuto 15 - A bola entrou na baliza de Pedro Roma, mas o jogador leiriense estava fora de jogo.
minuto 17 - Joeano isolado na lateral direita mas o cruzamento sai pela bola de fundo, poderia ter feito melhor.
minuto 20 - Livre marcado por Ricardo Fernandes, centra para a área e o lance é perdido por Joeano.
minuto 23 - Cartão amarelo para Nuno Luís por falta sobre Fábio Felicio.
minuto 25 - Jogada de entendimento entre Dário e Ricardo Fernandes, mas com um mau remate de Ricardo Fernandes.
minuto 26 - Remate de Caíco que por pouco não surpreende Pedro Roma, acabando o guarda-redes por ceder canto.
minuto 28 - Cartão amarelo para Fabio Felicio por falta sobre Joeano.
minuto 29 - Lance timido de ataque da briosa, com uma investida pela direita de Dário em que o cruzamento sai para os pés de João Paulo.
minuto 32 - Jogada fabulosa por Dário a assistir na pequena área Joeano mas este desperdiça de forma escandalosa.
minuto 36 - Jogada de insistência da briosa, desperdiçada por Nuno Luís.
minuto 37 - Na marcação de um canto, Paulo Adriano cabecea ao segundo poste, mas para as mãos de Helton.
minuto 39 - Num lance de contra ataque da briosa, Rafael Gaucho demasiado egoista remata para as maos de Helton.
minuto 43 - Livre perigoso de Edson mas Pedro Roma despacha para canto.
minuto 45+1 - Lance de ataque da briosa por Dário, mas Joeano em fora de jogo.
minuto 45+2 - Fim da primeira parte.

Briosa de ataque

Os ingredientes para um grande jogo de futebol estão presentes no derby regional que leva a bartolomeu SAD a Coimbra para o embate com a briosa.

Tudo indica que a briosa vai apostar num futebol de ataque, com Dário e Joeano na frente, apoiados por um meio campo ofensivo composto por Ricardo Fernandes, Luciano e Paulo Adriano, sendo que este ultimo poderá jogar um pouco mais recuado e com missões mais defensivas.

Do lado de Leiria, Fabio Felicio ganhou coragem e recuperou da lesão a tempo de poder integrar o lote de convocados de Vitor Pontes.
Este jogador foi mais um dos que foi raptado pelo bartolomeu em Coimbra, antes dele foram Kibuey e Dinda embora fique ainda por dizer o Alhandra mas foi a titulo de emprestimo que teve em Coimbra. As inimizades são tantas como a falta de desportivismo e principios do presidente da sad leiriense.

Só resta esperar que a briosa ganhe e que a equipa de arbitragem faça um bom trabalho.

sábado, novembro 06, 2004

Pedro Henriques e Rafael Gaucho - as novidades

As novidades apresentadas na convocatória de João Carlos Pereira para a recepção à União de Leiria são principalmente o regresso do defesa Pedro Henriques e do brasileiro Rafael Gaucho.

O técnico já referiu que a equipa não se encontra a 100% mas o derby da região centro é para ganhar, ao mesmo tempo que se mostrou com algum receio devido ao ambiente pré-eleitoral que se vive na briosa.

Os convocados são:

Guarda-redes: Pedro Roma e Dani;
Defesas: Nuno Luís, Zé António, Fredy, Vasco Faísca, Pedro Henriques e Zé Castro.
Médios: Paulo Adriano, Dionattan, Ricardo Fernandes, Tixier, Luciano, Rafael Gaúcho e Nuno Piloto;
Avançados: Dário, Joeano, Kenny Cooper;

Académica - Eleições

Com o acto eleitoral agendado para pouco mais de um mês, neste momento apenas está confirmada a lista encabeçada pelo actual presidente interino José Eduardo Simões.

Segundo o jornal Diário de Coimbra, José Eduardo Simões já está a delinear os traços gerais da lista, que para além de Vasco Gervásio para presidente-adjunto, a direcção também contará com Luís Neves, António Preto e Luís Guilherme Godinho.
As novidades são Cassiano Santos jurista e actual professor na Faculdade de Direito e João Paulo Fernandes actual presidente da claque Mancha Negra.

Para a Mesa da Assembleia Geral, Almeida Santos e Ricardo Castanheira deverão manter os cargos, enquanto Alberto Santos será proposto a líder do Conselho Fiscal.

Porque será?

Para o jogo de amanhã Vitor Pontes não poderá contar com Gabriel e Costinha que se encontram lesionados.

Mas, a dor de cabeça de Vitor Pontes e do departamento clinico do clube do liz aponta apenas para Fabio Felicio que se queixou duma entorse na tibiotársica fazendo hoje um teste decisivo.

Isto não seria noticia, caso não se tratasse dum jogador que saíu duma forma pouco desportiva e ortodoxa para um clube rival da briosa, no que se pode dizer como um rapto da bartolomeu SAD, além do jogador apenas se começar a queixar da possivel entorse na manha de ontem.

Hoje, os leirienses treinaram-se pela ultima vez às 10 horas em Leiria antes do jogo na cidade de Coimbra.

Do outro lado das trincheiras

Para o lado do Liz, o treinador traçou largos elogios à briosa e ao técnico João Carlos Pereira, afirmando conhecer a rivalidade existente e mostrou-se confiante que isso dignifique o espectaculo.

No discurso de Vitor Pontes, notou-se algum receio quanto à verdadeira fome de pontos e golos que a briosa terá quando entrar em campo amanhã, assim como o facto da briosa ter sempre realizado melhores jogos em casa que na condição de visitante.
Mas por outro lado Vitor Pontes mostrou-se confiante pela razão de para o Leiria ser indiferente jogar em casa ou fora porque a afluencia de publico ao Municipal de Leiria ser sempre reduzida.

Quanto aos dados históricos, na condição de visitado a briosa na época 02/03 venceu por 3-2 e na época seguinte perdeu por 2-1.
No terreno do Leiria, no passado mais recente a briosa sai com um saldo positivo, na época 02/03 foi o empate a zero bolas e na época seguinte a vitória por duas bolas sem resposta.

Estoril - Académica; antecipado

Na 10º jornada da Superliga, a briosa tem agendada a deslocação ao Estádio Dr. António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril Praia.

Devido a ser transmitido directamente pela Sportv, o jogo foi antecipado para sexta-feira dia 12 de Novembro pelas 21h30m. Sendo a deslocação da briosa à "linha" que abrirá a jornada 10 da Superliga.

O Estoril esta jornada vai jogar ao Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, com a equipa local.

Dário no onze

O técnico João Carlos Pereira e todos os adeptos da briosa vão poder contar com o regresso do moçambicano Dário ao onze inicial da Académica já frente ao União de Leiria (bartolomeu SAD).

O avançado Dariogol já está a 100% na sua condição física faltando agora o ritmo competitivo para que seja o Dário de outros tempos. Mas nem tudo são boas noticias, já que o médio Rodolfo ressentiu-se durante o treino de ontem duma sinuvite no joelho direito e deverá ficar de fora das contas de João Carlos Pereira.

No lote dos lesionados continuam o defesa Raul Oliveira e o avançado Delmer que se despediu por esta época tendo viajado para o Brazil onde será operado e ficará em reabilitação.

sexta-feira, novembro 05, 2004

Roma homenageado




O que distingue um clube de meras associações de pescadores é a grandeza, a história, os seus elementos, a mistica e sobretudo uma identificação, que apesar de desejado por muitos somente poucos o conseguem entre esses está a Académica.

A briosa, além dos muitos espectaculos de âmbito social e de solidariedade que realiza, também tem casas espalhadas por Portugal, sendo que das mais importantes é a da capital que organiza anualmente uma gala onde homenageia três atletas com diferentes galardões.

Este ano a sorte sorriu a Pedro Roma, o guardião da briosa vai receber o prémio Atleta do Ano, para o prémio Atleta-estudante será o júnior Vitor Vinha e o prémio homenagem será para André Lage.

Academica - Eleições

José Eduardo Simões confirmou numa entrevista ao Diário de Coimbra que avançará com uma candidatura para a direcção da briosa.

Neste momento é o unico candidato que pretende enfrentar o sufrágio dos sócios da briosa, mas actual presidente interino vai referindo que o diagnóstico do mandato que esteve na direcção é bastante positivo.

Confrontado com os possiveis adversários, responde que é fundamental saber gerir com o dinheiro dos outros.

Na corrida deverão aparecer o médico Maló de Abreu, Campos Coroa, Alvaro Amaro e Sampaio e Nora.
De fora já confirmaram José Barros, Fausto Correia e Vítor Baptista.
Mas a partir da realização da Assembleia Geral para aprovação de contas que será realizada no dia 19 de Novembro no pavilhão Jorge Anjinho é que deverão começar a aparecer mais listas.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Delmer - uma época no estaleiro

O brasileiro que se transferiu no inicio da época transacta para a turma dos estudantes possivelmente não vai estrear-se esta época.

O jogador que a meio da época passada sofreu uma lesão grave no tendão de Aquiles, tendo que ser sujeito a uma cirurgia de longa recuperação, estando o regresso previsto para o meio do mês passado.
A meio de Outubro ainda começou a realizar treinos leves com a equipa chegando mesmo a ser equacionado para a deslocação a Setubal.
Tal não veio a acontecer e ainda voltou a piorar da sua lesão tendo que ser novamente sujeito a outra cirurgia ao tendão de Aquiles. Segundo a noticia avançada pelo jornal record, o jogador deverá sofrer um periodo de convalescença de 6 meses, sendo mais que provavel que não se estreie esta época.

terça-feira, novembro 02, 2004

Paulo Pereira o senhor do derby

É profissional de seguros, tem 33 anos e vem de Viana do Castelo o árbitro que vai dirigir o Académica - U.Leiria.
É o terceiro jogo que apita esta época para a Superliga, sendo desses jogos o mais marcante o Boavista - Gil Vicente no Estádio do Bessa, onde exibiu onze cartões amarelos e quatro vermelhos só nesse jogo.

Para domingo, Paulo Pereira vai ser asssitido por Amândio Ribeiro e Vitor Carvalho ambos do Porto.

O árbitro possivelmente terá um trabalho um pouco dificultado devido a este jogo tratar-se de um derby, não só regional, mas também entre equipas em que as relações entre elas não são as melhores.
As inimizades entre os dois emblemas tiveram esta época um ponto alto com "o rapto" de Fábio Felicio para a cidade do liz.

Pode-se dizer que é um jogo do bem contra o mal, e a claque Mancha Negra e os sócios são chamados para uma "guerra santa" já neste domingo.

Situação delicada

Os maus resultados e a má classificação que a Académica ocupa no escalão máximo do futebol português está a criar uma situação delicada no seio da briosa.

Ontem, depois duma leve palestra com os jogadores sobre o pesadelo de Vila do Conde, João Carlos Pereira teve uma reunião com o presidente interino José Eduardo Simões para tentar clarificar os principais aspectos da actual crise.

Ainda correram boatos sobre a possivel demissão do técnico, mas tal não veio a suceder, mas é certo que o treinador não tem o lugar seguro.

Operação Leiria começa amanhã




Depois da derrota por 3-1 em Vila do Conde a equipa foi recebida no local de treino por alguns elementos da claque oficial, que conversaram com o capitão de equipa Paulo Adriano. Os elementos da claque não adiantaram o teor da conversa aos jornalistas, para não alimentar polémicas e considerando o diálogo como assunto interno do clube.

Hoje a equipa vai folgar não treinando para recuperar forças e voltar aos bons resultados, já no próximo domingo pelas 16h00 frente à bartolomeu SAD.

Amanhã começa a operação Leiria com a briosa a ter duas sessões de trabalho, uma matinal às 10h00 e outra às 16h00 no campo do Bolão.

segunda-feira, novembro 01, 2004

A contestação!

Depois da má prestação da equipa academista no terreno do Rio Ave no jogo de ontem, onde a briosa acabou com um resultado negativo de 3-1, sendo o unico tento da briosa marcado de grande penalidade.
Hoje alguns adeptos descontentes com os resultados e exibições da equipa quiseram mostrar o seu desagrado aos jogadores e equipa tecnica, manifestando-se no treino.
Paulo Adriano o actual capitão da equipa da briosa dirigiu-se junto destes e conversou com estes adeptos para tentar serenar os animos, o jornal "aBola" adiantou que esses adeptos eram elementos da claque Mancha Negra.

Esta talvez não seja a melhor forma de ajudar a briosa, mas os jogadores, directores e equipa tecnica devem saber que os adeptos e sócios não estão contentes com a actual situação.