terça-feira, agosto 31, 2004

Aniversário do blog

Pois é, o blog briosasoccer faz hoje um mês de existência.

Precisamente no dia a seguir à briosa conquistar o seu primeiro ponto no campeonato. Podemos dizer que começou o campeonato com o pé esquerdo, só que com o pé esquerdo do Ricardo Fernandes com um fantástico golo.

Afinal sempre é bom começar com o pé esquerdo...

Neste mês de existência, foram publicadas 80 noticias, o que dá uma média superior a duas noticias por dia, e foi visitado por mais de 1300 pessoas.

É uma das razões para vermos como a nossa briosa é grande.

segunda-feira, agosto 30, 2004

Como jogou a Académica

Pedro Roma - Mostrou-se ao mais alto nível não tendo qualquer hipotese nos lances do golo. Tentou sempre lançar rapidamente a equipa para o contra-ataque, fica o destaque da fantástica defesa dum remate de muito perto de Wender já nos minutos finais.

Nuno Luís - Mostrou-se um pouco em baixo frente a Wender, tendo que recorrer na maioria das vezes a faltas para travar o ala arsenalista. Na memória do jogo, surge a pergunta de onde estava ele no lance do segundo golo, quando Wender aparece sozinho no lado direito.

Pedro Henriques - Foi um dos jogadores mais esforçados da equipa, conseguiu na maioria dos lances apagar Paulo Sérgio, tentando sempre subir e apoiar o ataque.

Vasco Faísca - Foi um senhor na defesa da briosa, mostrou grande inteligência nas faltas que cometeu, tentou desiquilibrar o ataque da briosa subindo muitas vezes no terreno, como único pecado fica a não marcação ao capitão do Braga na altura do primeiro golo.

Zé António - Mostrou-se bastante sereno na marcação a Cícero apagando a jóia da coroa bracarense em quase todos os lances.

Tixier - Correu muito na primeira parte mas não soube aproveitar o que corria, passou ao lado do jogo, sendo substituído na segunda parte.

Dionathan - Tentou aparecer em diversos lances da primeira parte, mas não conseguiu jogar em equipa com o resto do ataque, também acabou por ser substituido.

Paulo Adriano - O capitão de equipa mostrou-se ao seu melhor nível, correu quilómetros durante o jogo todo, apoiou o ataque e sempre que podia vinha buscar o jogo atrás e impor velocidade no jogo.

Rafael Gaucho - O brasileiro que prometeu tanto na pré-época, acabou por em parte desiludir, raramente se conseguiu superiorizar aos adversários, como nota fica o potente remate que tem. Talvez quando apanhar terreno bom ele possa mostrar o que vale realmente.

Ricardo Fernandes - Na minha opinião foi o homem do jogo, marcou, correu, atacou, defendeu, rematou, enfim, jogou e fez jogar. Juntamente com Paulo Adriano, foram os únicos que tentaram até ao apito final de Pedro Henriques trazer os três pontos para Coimbra. Mostrou que afinal sempre pode ser a estrela da Académica e ser o verdadeiro número 10.

Joeano - Na primeira parte esteve muito sozinho na frente, sendo sempre apagado pelos centrais. Na segunda parte, principalmente com a entrada de Cooper, o jogador ficou mais solto e conseguiu aparecer por diversas vezes no jogo. Como nota fica o cabeceamento a rasar a trave já nos últimos dez minutos.

Rodolfo - Entrou para o meio campo, não vindo acrescentar nada de novo à equipa.

Fredy - O ala entrou com vontade de dar cartas, mas a violência não punida por parte dos defesas bracarenses acabou por o apagar.

Kenny Cooper - O gigante norte americano, mostrou que ainda precisa de adaptar-se ao futebol português e de muito trabalho. Mas com 1.92m pode ainda vir a fazer história.

Académica - 2 Sp. Braga - 2

Académica de Coimbra e Sporting de Braga começaram o campeonato com um empate a duas bolas, num jogo marcado pelo mau terreno de jogo e por duas equipas com falta de preparação física, acabando o jogo quase a rastejar em campo.

A Académica que começou com uma tactica (4x2x3x1) e acabou com um (4x3x3) ofensivo.
O Braga adoptou sempre o (4x3x3) com os laterais a subirem no terreno de jogo no apoio aos alas. Jesualdo Ferreira começou com a surpresa da titularidade de Cícero, avançado de 18 anos, proveniente das escolas do Braga, deixando Baha e João Tomás no banco.

O jogo começou praticamente com o primeiro golo de Ricardo Fernandes, um remate do meio da rua, a bola segue uma trajectória estranha ao ponto de tabelar no guarda-redes e no poste acabando no fundo da baliza do Braga.
Nos minutos seguintes, o Braga fez pela vida e avançou para cima da defesa dos estudantes, tomando conta do jogo na meia hora seguinte.
Aos 18' de jogo, uma bola que teimava em não sair do meio campo da briosa, acabou por ser lançada para o miolo da área surgindo o capitão de equipa arsenalista (Paulo Jorge) totalmente sem marcação e não perdoou igualando a partida.
O Braga não desistiu e continuou a pressionar a briosa no seu meio campo, onde aos 27' numa desatenção dos defesas academistas, o Braga consegue a vantagem no marcador por intermédio de Wender.
Os primeiros 45' acabaram com as equipas a tentar explorar contra-ataques rápidos e ganhar faltas à entrada da área.

A segunda parte começou com a briosa a mostrar vontade de dar a volta ao resultado começando por marcar também por intermédio de Ricardo Fernandes. Um lance disputado dentro da pequena área do Braga, o guarda-redes Paulo Santos não consegue segurar a bola, acabando por na recarga Ricardo Fernandes estabelecer o resultado final.

O resto do jogo continuou muito faltoso com ambas as equipas a tentarem o contra ataque rápido. A briosa apostou mais no ataque com a saída de Tixier e entrada de Cooper, a briosa ficou mais activa no ataque, com especial destaque para um cabeceamento de Joeano a rasar a trave. Do lado do Braga, um remate de Wender a cinco metros da baliza acabando com uma espectacular defesa de Pedro Roma.

A arbitragem foi razoavel, não estando Pedro Henriques ao nível que nos habituou, com o trablho manchado no critério disciplinar, sendo que Luís Loureiro do Braga cometeu doze faltas e não foi contemplado pelo menos com o cartão amarelo, dando assim azo a que o jogo se torna-se ainda mais quezilento.

Académica - Sp. Braga (ficha de jogo)

Estádio Municipal de Coimbra 20h30

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa) auxiliado por Gabínio Evaristo e José Borges.

Académica, (4x2x3x1)
Pedro Roma; Nuno Luís, Vasco Faísca, Zé António e Pedro Henriques; Tixier e Dionathan; Rafael Gaucho, Ricardo Fernandes e Paulo Adriano (cap); Joeano.
Suplentes: Dani, Zé Castro, Danilo, Fredy, Rodolfo, Luciano e Cooper.
Treinador: João Carlos Pereira.

Sp. Braga, (4x3x3)
Paulo Santos; Abel, Paulo Jorge (cap), Nem e Kenedy; Luís Loureiro, Vandinho e Castanheira; Paulo Sérgio, Wender e Cícero.
Suplentes: Marco, Nunes, Jorge Luís, Cândido Costa, Cesinha, João Tomás e Baha.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Conhecer o adversário

O Sporting Clube de Braga é um dos clássicos da Superliga, na época passada conseguiu um quinto lugar ficando com acesso directo à taça UEFA (não sendo preciso ir à Inter-toto).

O clube foi fundado em 1921 sendo sociedade anónima desportiva desde 26/6/1998, conta com 15584 sócios e é presidido por António Salvador Rodrigues.

No historial, conta com 48 presenças no escalão maior do futebol português, 21 na segunda divisão com um título, 56 presenças na taça de Portugal vencendo uma, 2 presenças na Supertaça, 6 presenças nas competições europeias (3 Uefa e 3 taça das taças). Nos últimos dez anos tem como melhores posições no campeonato, 2 quartos lugar e 1 quinto.

Quanto ao plantel:
Guarda-Redes:
Paulo Santos (FC Porto B), Marco Gonçalves e Eduardo (Sp. Braga B)
Defesas:
Pedro Costa, Abel (Vitória Guimarães), Paulo Jorge, Maurício, Nunes (Gil Vicente), Nem Jorge Luiz e Daniel Kenedy (Marítimo/Sp. Braga).
Médios:
Luis Loureiro* (Gil Vicente), Barroso, Vandinho (Rio Ave), João Alves (Desp. Chaves), Castanheira, Jaime Júnior (Rio Ave), Nelsinho (Desp. Fafe), Paulo Sérgio e João Pedro (Sp. Braga - júnior).
Avançados:
Cândido Costa* (Derby County), Cesinha (Santa Cruz Porto Alegre), Wender*, Henrique, Nabil Baha (Naval 1º Maio), Cícero (Sp. Braga - júnior), João Tomás (Vitória Guimarães).
*Especiais figuras

O provável onze para hoje à noite é: Paulo Santos; Abel, Paulo Jorge, Nem e Kenedy; Luís Loureiro, Vandinho e Castanheira; Paulo Sérgio, Wender e Baha.

O treinador é Jesualdo Ferreira, um senhor do futebol que já orientou grandes clubes portugueses, estando entre os maiores a Académica no ano de 1984. Jesualdo privilegia o 4x3x3, com os laterais a subir dando especial importância aos alas.
O Braga a defender deverá jogar com os laterais Abel e Kenedy a fechar a ala e no apoio aos centrais juntamente com o recuo dos médios Luís Loureiro e Vandinho.
O Braga a atacar, deverá procurar principalmente o ataque rápido pelas alas usando Paulo Sérgio e Wender para centrarem as bolas para Baha e Castanheira, podendo também aparecer Vandinho e Luís Loureiro em segunda linha.
A principal arma do Braga é usar a velocidade e a força dos alas em contra-ataque rápidos seguidos de bolas centradas para o miolo da área.

Académica - Braga (antevisão)

O jogo que se vai realizar hoje ás 20:30 com transmissão directa na Sportv. A primeira jornada leva os arsenalistas a Coimbra é um jogo que promete porque ambas as equipas se reforçaram bem, vai servir para vermos como é o europeu Braga e o estado da nação de Coimbra com a estreia de João Carlos Pereira num ínicio de época.

O jogo vai ser realizado no estádio municipal de Coimbra, o terreno apresenta-se em mau estado como já é do conhecimento de todos logo vai ser um jogo duro físicamente, não dando para ver o real valor dos jogadores mais tecnissistas. Quanto às condições atmosféricas, tudo indica que vai estar um tempo agradável para a prática do futebol, esperando-se para aquela hora uma temperatura que ronde os 15ºc.

O árbitro vai ser o militar Pedro Henriques de Lisboa, auxiliado por Gabínio Evaristo e José Borges, é considerado por muitos como o melhor português actualmente.

Na história mais recente o Braga sai em vantagem vencendo o ano passado por (1-0) quando a Académica ainda estava aos comandos de Vitor Oliveira.

A história deste jogo, poderá pelas armas de ataque de ambas as equipas, Joeano (o ninja de Coimbra) e por Baha (ex-Naval) agora ao serviço do Braga.

Quanto a resultados todos sabemos que o futebol é assim mesmo qualquer um é possivel, mas o presidente João Moreno, ainda preso numa cama do hospital adiantou um 2-0 a favor da briosa.
Não quero estar a ser pessimista, mas aposto num 2-1 a favor da equipa de negro.

Convocados

Além de todos os sócios e simpatizantes da briosa, estão convocados os seguintes jogadores:
Guarda-redes:
Pedro Roma e Dani.
Defesas:
Nuno Luís, Zé António, Vasco Faísca, Pedro Henriques, Zé Castro e Danilo.
Médios:
Tixier, Dionathan, Fredy, Paulo Adriano e Ricardo Fernandes.
Avançados:
Rafael Gaucho, Luciano, Joeano e Kenny Cooper.

Por parte do Braga:
Guarda-redes:
Paulo Santos e Marco.
Defesas:
Abel, Paulo Jorge, Nem, Kenedy, Nunes e Jorge Luíz.
Médios:
Luís Loureiro, Vandinho, Castanheira, Candido Costa e Cesinha.
Avançados:
Paulo Sérgio, Wender, Baha, João Tomás e Cícero.

sábado, agosto 28, 2004

Briosa sem Óscar

António Simões, director da Académica, afirmou ontem que o ex-jogador axadrezado Rui Óscar não irá integrar o plantel da briosa, ao mesmo tempo que garantiu a presença do brasileiro Bruno Leite.

Os dirigentes continuam à procura dum médio defensivo, o que deverá ser Clément Beau que representa o FK Vetra da Lituânia, clube que detém o seu passe, o negócio que está pendente apenas por algumas centenas de euros deve vir a itensificar-se durante o fim-de-semana.

Clément Beau, medalha de ouro em Sidney, está rotulado para as posições de médio defensivo e lateral direito, sendo que Meyong (jogador que o conhece) refere que também poderá fazer de defesa central. Esta contratação poderá significar a saída dos reforços Bruno Leite e William, visto que o camaronês irá colmatar as posições de ambos.

Quanto aos treinos, a novidade foi Fredy e Dani que já estam aptos a defrontar a turma bracarense enquanto Delmer já participou em parte do treino da equipa, de baixa continuam Dário, Raul Oliveira, Nuno Piloto e Sarmento.
No ensaio de ontem foram treinados os lances de bola parada por Rafael Gaucho, Ricardo Fernandes e o norte americano Kevin Cooper.

sexta-feira, agosto 27, 2004

Relvado a recuperar

Segundo o jornal "Record" numa entrevista a Rui Carvoeira, responsavel pela gestão desportiva da autarquia, o relvado do Municipal de Coimbra vai estar aceitavel para o jogo Académica de Coimbra - Sporting de Braga, a jogar na segunda-feira ao fim da tarde.

O autarca, explicou que o deploravel estado do relvado, deveu-se a várias condicionantes que levaram à degradação do mesmo, desde a alteração do ph da água, às trinta mil pessoas na transmissão da final do Euro 2004 e mesmo ao excessivo calor de fins de Julho.
Tudo ajudou ou neste caso prejudicou o estado de saúde do relvado.

O autarca fez questão de salientar o esforço feito na melhoria do relvado para que o segundo jogo da Académica em casa, frente ao Benfica, o relvado já poderá ter uma condição de 75%, sendo já considerado em estado bastante aceitavel.

Outra nota quanto ao sr. Carvoeira, foi o treinador de rugby da académica e venceu o último campeonato nacional, um senhor do desporto da académica.

7 baixas até agora!

Depois do treino de ontem á tarde, as baixas no plantel da briosa, começam a ser demasiado numerosas, neste momento são 7 os que estão de baixa, mas em posições divididas.

Os lesionados são aos seguintes jogadores:
Guarda-redes: Dani (treino condicionado)
Defesas: Raul Oliveira (recuperação de cirurgia) e Fredy (treino condicionado)
Médios: Nuno Piloto (lesão na perna, ainda com gesso)
Avançados: Dário (recuperação de cirurgia), Delmer (recuperação de cirurgia) e Sarmento (saiu ontem do treino com algumas queixas de ordem física).

Para o apronto de segunda-feira, apenas Dani, Fredy e Sarmento poderão ser hipotese para João Carlos Pereira.

Para hoje, já houve uma sessão de fotografia do plantel, da parte da tarde vai haver um ligeiro treino.

Clément Beau

Existe uma grande incógnita quanto à futura contratação dum médio defensivo, ontem o "Jornal de Notícias", apontava para Aaron Nguimbat do Skonto Riga, hoje é a vez de "oJogo" apontar Clément Beau.

Clément Beau, tem bastantes semelhanças com Aaron Nguimbat, foi medalha de ouro nos jogos olímpicos de Sidney pelos Camarões e joga na Europa de Leste (Lituânia).

O jogador já representou o Fc Port Douala (Camarões), o Tonnere Yaounde (Camarões), o Widzew Lodz (Polónia) e actualmente é o número 23 do FK Vetra.

O jogador tem como principais característica como características físicas, 1.85m/78kg, pode actuar como médio defensivo ou mesmo lateral-direito, é um jogador possante que poderá ser o pulmão do meio campo da briosa.

Apesar do jogador vir dum campeonato menos competitivo, não terá dificuldades em começar logo a brilhar, visto a época na Lituânia estar prestes a terminar, logo, estando todos os jogadores na máxima força.

quinta-feira, agosto 26, 2004

Paulo Adriano acredita!

O novo capitão da briosa acredita no plantel da briosa e que na época de 2004/2005 não vai passar pela angustia das épocas anteriores, o jogador afirma que o plantel está mais forte do que no ano anterior, mas reconhece também a qualidade dos adversários.

O jogador afirmou ainda, que apesar do campeonato da Superliga ser uma prova de regularidade é necessário começar bem.

O SP. Braga que está nas competições europeias é a primeira dor de cabeça dos estudantes, que como sendo um encontro em casa, os estudantes esperam começar o campeonato a vencer.

A vez de Aaron Nguimbat

Na edição de hoje do jornal de Noticias, vem a noticiar a negociação por parte da briosa do médio defensivo camaronês Aaron Nguimbat, actualmente no FC Skonto Riga.

O jogador é um médio defensivo podendo também ser central, tem 26 anos e foi medalha de ouro pelos Camarões nos jogos olímpicos de Sidney.

O FC Skonto Riga, foi o campeão da Letónia, a selecção surpresa do Euro 2004, a equipa esteve chegou à segunda eliminatória da Liga dos Campeões, sendo eliminada pelo Trabzonspor da Turquia por (1-1 e 3-0), estando o médio defensivo em grande plano no primeiro jogo, fazendo a assistência para o golo.
A estrela da equipa é o avançado Mihails Miholaps, sendo o melhor marcador da equipa no campeonato e na europa (este ano marcou 4 golos em 2 jogos).

quarta-feira, agosto 25, 2004

ACC - Sp.Braga - em Coimbra

A estreia da briosa na segunda feira frente ao Sporting de Braga, não deverá sofrer alterações quanto ao local, pelo que deverá ser realizado no Estádio Municipal de Coimbra, segunda-feira pelas 20h30 com transmição directa na Sportv.

Depois da contestação criada quanto ao estado do relvado, mostrando-se em péssimo estado na final da Supertaça, chegou a ponderar-se a alteração do palco para a Figueira da Foz, o que não deverá acontecer.

As soluções para o relvado continuam a ser estudadas pelos dirigentes da briosa e da TBF (empresa que gere o estádio), assim como pela entidade camarária (responsaveis pelo tratamento do relvado).

Quanto á equipa de futebol, ontem tiveram uma aula teórica sobre o Sp.Braga no auditório do Estádio, onde deram principal relevância às jogadas ofensivas e postura defensiva dos bracarenses.

Para os jogadores não sentirem dificuldades na adaptação ao terreno, seguiram hoje para Mira (empreendimento turístico Quinta da Lagoa), onde serão realizados dois treinos (10h00 e ás 17h00).

Amanhã o treino será novamente no Bolão, pelas 17h00.

William o segundo dispensado

William, poderá ser o segundo jogador que entrou para reforçar a briosa esta época, que deverá regressar inglório ao Brasil.
O jovem jogador de 19 anos que veio do São José de Porto Alegre tendo como principais características o poder físico (1.85m/74kg), o jogo aéreo e o passe. Mas, tal como Bruno Leite não conseguiu brilhar nas escolhas de João Carlos Pereira, sendo sempre preterido por Tixier, Dionathan ou Rodolfo.

Depois de sair frustada a possivel contratação do "Robocop", os dirigentes da briosa, continuam ainda á procura dum médio defensivo, estando a dar principal atenção á Europa de Leste.
Mas, para não realizarem contratações em cima do joelho, o reforço para o meio campo, poderá vir apenas em Janeiro, na reabertura do mercado.

Na minha opinião, o que se está a passar já deveria ter acontecido no principio de Agosto, não agora. Mas se os jogadores não prestavam, mais vale irem já do que mais tarde.

Rui Óscar a caminho

Depois de no ínicio da época a equipa de João Carlos Pereira, ter contratado um lateral direito ao Mogi Mirim, o Bruno Leite, que vinha referenciado como um lateral de alta qualidade formado nas escolas do Vasco da Gama, sendo a sua arma principal a velocidade na transição defesa-ataque.
Mas, com o decorrer da pré-época o jogador mostrou algumas lacunas defensivas e de caracter fisico, nunca se conseguindo impor na equipa, sendo sempre apagado nas escolhas do treinador por Nuno Luís.

O Bruno Leite, que chegou a assinar contrato por duas temporadas deverá estar prestes a deixar o clube depois de algumas complicações com o passe do brasileiro.
Quanto às opções para o substituir, o nome mais falado é o do ex-boavisteiro Rui Óscar, que actualmente se encontra sem clube. Confrontado com a noticia o jogador optou pela postura mais correcta, não confirmando nem desmentindo.
O desenrolar desta história deve estar para breve, visto faltar apenas uma semana para o fecho das inscrições de jogadores.

terça-feira, agosto 24, 2004

Rui Óscar o senhor que se segue

Com a dispensa de Bruno Leite quase confirmada, fica uma lacuna no lado direito da defesa da briosa, segundo o jornal "ojogo", poderá ser Rui Óscar o próximo a integrar essa posição na equipa academista.

Rui Óscar, ex-jogador do Boavista actualmente está sem clube. O jornal "OJogo", afirma que os dirigentes do clube de Coimbra, está a manter contacto com o jogador de forma a levá-lo a integrar a briosa. Estando para breve a decisão.

Para a posição de médio defensivo depois duma discrepância salarial, o Robocop poderá mesmo já não vir a integrar a briosa. Estando os dirigentes da briosa a virarem-se para a Europa de Leste.

Bruno Leite poderá dizer adeus

O primeiro brasileiro que veio reforçar a briosa nesta temporada, poderá estar prestes a dizer adeus a Coimbra e à Académica.

Bruno Leite, um jogador proveniente do Mogi Mirim que actua a defesa lateral direito, não conseguiu vingar no futebol português, devendo estar a ser dispensado pelo técnico João Carlos Pereira. O jogador ao longo da pré-época, não conseguiu ganhar a titularidade, sendo sempre preterido por Nuno Luís.

O jogador não chegou a ser inscrito na Superliga, sendo esta a confirmação de que está fora dos planos do tecnico.

Relvado impróprio

Depois de na 6ª feira passada o Municipal de Coimbra ter ficado na boca do mundo, mas não pelas melhores razões, está agora a ser equacionada a utilização do mesmo para a Superliga.

Depois dos jogos do Euro, o relvado terá sido atacado por um fungo que destruiu quase a totalidade da relva, agora está em causa um possivel plano para a reabilitação ou mesmo a substituição.

Caso a direcção da briosa opte pela reabilitação do relvado, o mesmo terá que ficar sem utilização entre 3 a 4 meses, que a começar agora, a Académica ficava sem poder jogar em casa durante a primeira volta da Superliga.
Logo, a opção deverá passar pela substituição do mesmo, mas mesmo que essa aconteça, já não será a tempo do jogo de estreia frente ao Sporting de Braga, jogo que possivelmente vai ser realizado na Figueira da Foz.

Triste é que se lembrem disso nesta altura no campeonato.

João Carlos Pereira - um dos melhores

Segundo uma estatística realizada sobre os treinadores da Superliga, o nome de João Carlos Pereira, o técnico da briosa, surge entre os melhores.

Média de Pontos por jogo:
1º Jaime Pacheco (Boavista) - 1.75
2º Casimiro Mior (Nacional) - 1.647
3º João Carlos Pereira (Académica) - 1.533

Probabilidade de vitórias
1º Jaime Pacheco (0.511)
2º Casimiro Mior (0.5)
3º João Carlos Pereira (0.46)

Probabilidade de derrota (valores mais baixos)
1º Jaime Pacheco (0.246)
2º Vitor Pontes (0.295)
3ºs José Peseiro e Casimiro Mior (0.353)

Média de golos marcados por jogo
1º João Carlos Pereira (1.667)
2º Casimiro Mior (1.647)
3º Jaime Pacheco (1.472)

Média de golos sofridos por jogo (valores mais baixos)
1º Jaime Pacheco (0.958)
2º Casimiro Mior (1.029)
3º João Carlos Pereira (1.133)

Diferença das médias de golos (GM-GS)
1º Jaime Pacheco (1.75)
2º Casimiro Mior (1.647)
3º João Carlos Pereira (1.533)

Assim, os medalhados são os seguintes:Jaime Pacheco do Boavista, com cinco medalhas de ouro, Casimiro Mior do Nacional, com cinco de prata e uma de bronze, João Carlos Pereira da Académica de Coimbra, com uma de ouro e quatro de bronze, Vitor Pontes da U.Leira, com uma de prata e por fim José Peseiro com uma de bronze.

Sem dúvida que nos podemos orgulhar do treinador que temos, melhor o que qualquer jogador a que se possa chamar de reforço, temos especial confiança e esperança no treinador.

domingo, agosto 22, 2004

"Robocop" mais longe de Coimbra

O "Robocop", como Fernando Aguiar é carinhosamente chamado no mundo do futebol, depois de deixar o Landskrona da Suécia, está em Portugal á procura de novas aventuras.

A Académica de Coimbra, ainda pensou em contratar o "polícia do futuro", para preencher em grande o meio campo da briosa. Mas, o jogador pretende um vencimento do tamanho dele o que é demasiado para os modestos cofres de Coimbra.

Segundo o director de futebol da briosa, António Simões, o jogador pretende um vencimento mensal de cerca de 15000€ (3 mil contos), quando a briosa estabeleceu para esta época o tecto salarial de 10000€ (2 mil contos).
António Simões ainda não descartou completamente a hipótese de trazer o gigante para Coimbra, confiando no trunfo de já o conhecer de outras paragens e existir uma boa amizade com o jogador. O director referiu que o alegado interesse de outros emblemas nacionais e estrangeiros estão a dificultar o negocio.

Como o final do prazo para inscrever jogadores está quase a terminar, esta novela não promete ser longa, podendo o final ser já amanhã.

Académica - 4 Casa Pia - 0

Com o estádio municipal de Coimbra, ocupado com os festejos da supertaça, a académica de Coimbra, teve que realizar em casa emprestada o jogo amigavel frente ao Casa Pia.
Assim, o jogo realizou-se no Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, pelas 18h00. Com o sol a brilhar, uma temperatura amena e propícia para a prática de futebol, apenas corria um vento fraco próprio da praia da Figueira.

A Académica desde o intervalo de Abrantes, que anda a mostrar às restantes equipas da Superliga, que este ano existe mais uma equipa a dar cartas, existe mais um grande.
O sacrificado desta vez, foi o Casa Pia, o clube de Lisboa não conseguiu mostrar o seu futebol, sendo completamente esmagado numa primeira parte em que a briosa arrasou.

Os autores dos golos, foram: Paulo Adriano que mais uma vez jogou com a braçadeira de capitão, Joeano, Zé António e Luciano.O melhor em campo, foi o brasileiro Rafael Gaucho, que se tem mostrado um jogador preponderante na equipa, agarrando assim o lugar na equipa.

O número 37 da briosa, Kenny Cooper, apenas entrou para a segunda parte, mostrando que com algum trabalho pode ainda dar cartas no campeonato português, do alto dos 1.92m, apenas destaque para um lance aos 51'.

Temos equipa, principalmente depois de ver como o Porto e Benfica, jogaram na Supertaça, digo que este ano temos hipótese de fazer história.

sábado, agosto 21, 2004

Académica - Casa Pia

A pré temporada 2004/2005 está a acabar, já se estão a fazer ensaios gerais para que o campeonato começe com toda a força, os bilhetes dos estádios já estão a ser comprados, a maioria dos planteís a encerrar, os primeiros treinadores a serem expulsos, enfim o campeonato está aí.

Na preparação da briosa, está agendado para hoje á tarde (18h00) o que deverá ser o último jogo de preparação, na Figueira da Foz e frente ao Casa Pia.

A pré-época foi assim:

Académica 0 - V.Setubal 0
Academica 0 - Belenenses 1
Académica 1 - Ovarense 2
Académica 2 - Naval 0
Académica 0 - Abrantes 1
Académica 1 - U.Leira 0
Académica 4 - Feirense 2

ficando com um balanço de:
Académica 7 jogos, 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 8 Golos Marcados, 6 Golos Sofridos

Hoje a equipa já realizou um pequeno treino em Coimbra, seguindo agora para a Figueira da Foz, o jogo deverá marcar a estreia de Kenny Cooper, pelo que ainda em recuperação de lesões estão Raul Oliveira, Delmer e Dário.

15 a 20 golos encomendados!!!

Kenny Cooper sénior (pai de Kenny jr.) tem acompanhado toda a carreira futebolística do filho, tal como já referenciei atrás.

As palavras que ele deixou no ar, deu a entender que a mais recente aquisição da briosa, só se deve aos fortes laços de amizade que tem com ex-colegas de equipa, afirmando mesmo ser preponderante o papel de Tony (António Simões).
Kenny sr, disse que o filho é um finalizador nato, vê nele as características de finalização de VanNistelroy e a força de Alan Shearer, mas lembra que o filho tem apenas 19 anos.
Ao estudar estas características, aposta em 15 a 20 golos para o filho. No entanto, o amigo Tony, diz que seram apenas só 10. Mas tudo depende do tempo que jogue.

O pai, afirmou ainda que tem acompanhado o futebol português e tem boas memórias da selecção nacional de Eusébio, ficou também bastante agradado com o Estádio Cidade de Coimbra, dizendo que era um estádio à americana, logo facilmente o filho se sentirá em casa, realçou ainda que o Kenny jr, será um óptimo embaixador dos red devils em Coimbra, algo que fará com os laços de amizade e cooperação se mantenham.

Por outras palavras, temos goleador!!! Se o filho marcar 15 a 20 golos, o Dário outros tantos, o Paulo Adriano, Freddy e o Rafael Gaucho também molham a sopa, mais um ou outro do restante plantel, e estamos na europa!

sexta-feira, agosto 20, 2004

Robocop em Coimbra

Depois duma aventura infeliz na Escandinávia, Fernando Aguiar não quis esperar pelo frio do inverno sueco e deixou o Landskrona, bateu com a porta e regressou a Portugal.

O jogador diz que pretende voltar a jogar na Superliga, onde já representou, Marítimo, União da Madeira, Maia, Beira-Mar, Benfica e a Bartolomeu SAD(U.Leiria). O jogador afirmou que já tem dois convites em carteira, um deles é da Académica o outro poderá ser do Vitória de Guimarães, visto o jogador ter chegado a ser um trunfo eleitoral.

João Carlos Pereira, afirmou que os bons jogadores são sempre benvindos, não adiantando mais nada, política seguida por António Simões adiantando que seria de negociações dificeis, porque poderá haver interesses e ambições diferentes, entre o jogador e o clube.

O jogador prometeu para amanhã (Sábado) a decisão!

Na minha opinião, espero que o jogador venha, não só por ser um bom jogador mas também porque gostava que no jogo frente ao U.Leiria ele se encarregasse de marcar o Fabio Felicio...

João Carlos Pereira adere à febre

A febre de novos sócios e de compra de lugares, proporcionada pela mais recente campanha da Académica e da TBZ já chegou à equipa profissional, primeiro começou Dário, seguido de Ricardo Fernandes, agora foi a vez de João Carlos Pereira comprar 3 lugares no estádio (possivelmente para a família).

Quanto a fazer-se sócio, o técnico disse que será uma questão de horas, visto pretende que seja na mesma altura que o filho para terem números seguidos.

Man Utd e Académica são unha e carne!!!

Durante a apresentação de ontem do jovem avançado, Kenny Cooper, Vasco Gervásio e António Simões mostraram-se agradados pelos relacionamentos que os dois clubes estão a ter, dizendo que pode ser um "casamento que dure".

António Simões referiu ainda, que o facto do treinador adjunto ser o Prof. Carlos Queiroz ajudou muito para que este negocio se realizasse, podendo mesmo vir a ter próximos episódios.

Quanto ao jovem avançado, prometeu muitos golos para e pela briosa, elogiou a equipa e a forma de jogar e principalmente a ambição dos técnicos.

Pareceu que o avançado ainda mostrou mais ambição que os próprios adeptos, igualando a equipa aos restantes grandes portugueses, Benfica, Porto e Sporting.

Temos jogador!!!!

quinta-feira, agosto 19, 2004

Drs. na Feira

Na deslocação da briosa a Santa Maria da Feira e depois da vitória frente à U.Leiria, a briosa mostrou que já ganhou a toada ganhadora com que irá entrar na Superliga.

Num jogo, que ficou marcado principalmente pelas boas exibições dos dois guarda-redes e de golos muito bem executados, este jogo também mostrou que o Rafael Gaucho e Vasco Faísca são jogadores com quem podemos contar, e que Ricardo Fernandes já começa a mostrar trabalho.

Nos primeiros 45 minutos, foi a altura em que os técnicos se estudavam e onde o feirense se mostrou uma equipa bem organizada defensivamente, primando pelo contra-ataque, enfim o jogo começou um pouco fraco, onde quem brilhou foi o árbitro, mostrando uma exigência militar no controlo do jogo (e ainda bem).

Nos segundos 45 minutos o jogo tornou-se mais aberto, começou com uma infelicidade de Adelino, que introduziu a bola na própria baliza aos 52' de jogo, o que obrigou o feirense a soltar-se mais e a procurar o empate.
Viriam aí os melhores 15' da pré-época da Superliga, um quarto de hora de prender os olhos no relvado, começou com o feirense a voltar a empatar, com um excelente chapéu de Djalmir que não deu a mínima hipótese a Pedro Roma (59'), passados apenas dois minutos um livre marcado por Rafael Gaucho que prendeu Rui Correia ao chão devolveu a vantagem para a briosa (61'), passados dois minutos Vitinha voltou a conquistar o empate (63').
Aos 73' nova infelicidade dos defesas do feirense desta vez foi Claudio que introduziu a bola na própria baliza, o que viria a dar novamente a vantagem para a briosa, perto do fim (86') a vantagem viria a ser aumentada num cabeçeamento do número 10 da briosa, Ricardo Fernandes.
Ficando assim o resultado em 2 golos para a equipa da casa, 4 para os estudantes, que passam com distinção na Feira.

Nas bancadas esteve Kenny Cooper, o novo reforço da briosa que vai ser apresentado esta tarde!

Feirense - 2 Académica - 4 (ficha de jogo)

Estádio Marcolino de Castro (Santa Maria da Feira) - 19h00
Árbitro: António Resende (Aveiro)

Feirense: treinador Francisco Chaló (4x2x3x1)
Rui Correia; Hernâni, Adelino, Fábio Terra e Cláudio; Cris e Loukima; Miguel Xavier, Hélder Sousa e Vitinha; Riça.

Académica: treinador João Carlos Pereira (4x4x2)
Pedro Roma; Nuno Luís, Zé António, Vasco Faísca e Pedro Henriques; Rodolfo e Tixier; Dionattan e Paulo Adriano; Joeano e Rafael Gaúcho.

Ao intervalo: 0-0

quarta-feira, agosto 18, 2004

Quem é Kenny Cooper?

Pois é, todos os adeptos da briosa sabiam que a equipa precisava de um avançado, e de preferência um que fosse bom e pudesse vir a marcar muitos golos.

Até ontem, eram muitos os nomes que eram falados, Jorge Leitão do Walsall, Jankauskas do Futebol Clube do Porto e Georgi Ivanov (Rennes/Levski), e hoje acordamos todos a saber que era o Kenny Cooper, um avançado do Manchester United.

Logo, convém saber quem é Kenny Cooper. A sua história começa nos finais da década de 60, onde Kenny Cooper Sr (pai do jogador), foi guarda-redes das reservas do Blackburn Rovers. Nos anos 70, esgotadas as oportunidades em Inglaterra, rumou á Austrália e depois aos Estados Unidos, onde jogou pelo "Dallas Tornado" da NASL (North American Soccer League) jogando durante 10 épocas.

Kenny Jr, nasceu em Outubro de 1984, em Baltimore, onde o pai treinava o Baltimore Blast do MISL (Major Indoor Soccer League), o correspondente ao Futsal ou ao Futebol 5, sendo campeão no ano anterior e em segundo no ano seguinte.

Com apenas 4 anos, Kenny Jr já mostrava "fome de bola", visto entrar no campo e com uma pequena bola já aproveitava para ir treinando os remates.

Com 6 anos, Kenny já mostrava os seus dotes de goleador nos escalões jovens do Baltimore. Com 7 anos, o Kenny Sr. prometeu ao filho que o colocaria em Inglaterra para desenvolver os seus dotes de goleador.
Aos 15 anos, depois de desfeitear com dois golos o Blackpool, o treinador ofereceu um contrado que por razões de educação foi rejeitado, assim como o de outros clubes de Inglaterra.

Do Baltimore Blast, passou a jogar nos escalões jovens do Dallas Burn depois, já num escalão superior, foi chamado ao programa de desenvolvimento da equipa olímpica dos EUA, acabando por pouco depois deixar a equipa olímpica.

Surgindo novamente em Abril de 2003 no torneio de Dallas, onde representava o Solar SC, nesse torneio a equipa de Kenny Jr, perdeu todos os jogos, acabando com uma diferença de golos (3-9), sendo o primeiro jogo uma derrota por 2-0 frente ao SLBenfica, onde o jogador foi convidado (possivelmente por António Simões), para vir á experiência na pré-época para o Benfica.

Mas o Benfica não estava sozinho, Kenny Sr contactou com diversos antigos colegas, e informou que o seu filho poderia já estar preparado para rumar em aventuras estrangeiras. Um desses antigos colegas foi Jimmy Ryan, antigo médio atacante e agora director do futebol jovem do Manchester United.

Assim, o Benfica foi passado para trás e o jogador começou por ficar à experiência por duas semanas, ficando nos escalões jovens, passando para as reservas e depois para o plantel principal, onde representou o clube no estágio dos EUA. Quando acabou a experiencia de duas semanas, o jogador foi contactado por Alex Fergunson onde assinou contrato por três anos.

Durante todos estes anos de futebol, o jogador marcou por diversas vezes, sendo o último golo no primeiro jogo do campeonato de reservas inglês, onde envergou a camisola 37 do Manchester United e marcou pouco depois da meia-hora de jogo, ajudando os red-devils a ganhar o Nothingam Forest por 2-0.

Enfim, o jogador promete!!!

Dia cheio de trabalho

Depois do descanso de ontem, hoje os jogadores da briosa vão ter o dia bem preechido, primeiro da parte da manhã vão ter um treino leve no campo do bolão. e durante a tarde, a plantel vai viajar até Santa Maria da Feira, onde vai defrontar o clube local, o Feireinse, que milita na liga de Honra.

O mais recente reforço, o avançado norte-americano Kevin Copper, poderá estrear-se aos comandos de João Carlos Pereira, onde, no quadro de jogo preferido do treinador (4x3x3), o americano deverá jogar no centro do ataque, ladeado por Rafael Gaucho e Fredy.

Made in USA


foto: blog noticias da academica
O novo reforço da briosa, Kenny Cooper, é norte americano, actualmente pertence aos quadros do Manchester United e vem emprestado por uma época.

Nascido a 10 de Outubro de 1984, em Baltimore, mede 1.92 m e pesa 88 kg. Antes de ingressar nos red devils representou o Dallas Burn e o Solar SC. Durante a estadia em Manchester, o jogador esteve a jogar nas reservas e chegou mesmo a incorporar a equipa principal numa ingressão aos Estados Unidos.

Quem esteve a negociar com o Manchester e com o jogador foi o director da Académica, António Simões, que depois de à um ano lhe sair infrutifera a tentativa de contratação do jogador para o Benfica, o director vê agora o jogador no seu novo clube, a Académica.

Agora, aos academistas só resta entrar no sonho americano!!!!

terça-feira, agosto 17, 2004

Ele está lá!!!

O jovem defesa central José Castro, da briosa foi convocado para selecção de Sub-21 portuguesa, para defrontar a congenere de Malta, num encontro de caracter particular.

O seleccionador nacional, Rui Caçador, escolheu o seguinte onze: Paulo Ribeiro (Setubal), Miguel Garcia (Sporting), Pedro Ribeiro (Porto), José Castro (Académica) e Daniel (Marco); Custódio (Sporting), Organista (Santa Clara) e Davide (E.Amadora); Filipe Oliveira (Chelsea - Ing), Nuno Viveiros (Nacional) e Eliseu(Belenenses).

O jogador da Briosa jogou os primeiros 73', sendo depois substituido pelo defesa Carlos Marques, jogador do Sporting que se encontra emprestado ao Ovarense.

O jogo realizou-se em Vila Nova de Gaia, no estádio Dr. Jorge Sampaio. Onde terminou num empate a zero, o jogo não foi muito brilhante, mas o numero 13 da briosa, teve uma actuação exemplar, mostrando que está entre os melhores defesas centrais portugueses.

85 - Muito mais do que um número

Antes de viajar até ao Al-Jazira do Dubai em Outubro passado, o avançado Dário envergava a camisola 10 dos estudantes, número esse que agora foi escolhido por Ricardo Fernandes.

Com o regresso do "herói moçambicano" a Coimbra, o avançado teve que escolher outro número. Mas, como o Dário, é um dos jogadores mais acarinhados pela Mancha Negra, ele retribui esse afecto adoptando o número 85, referente a 1985 ano de fundação da claque.

A relação jogador - claque, no caso Dário/Mancha Negra, é um dos "casamentos" que promete bodas de prata e talvez botas de ouro.

Em breve... caras novas!!

Depois do torneio de Abrantes, onde a briosa acrescentou ao balanço da pré-época uma vitória e uma derrota, o tecnico da briosa, concedeu folga aos seus jogadores, regressando com um ligerio trabalho amanhã de manhã, visto da parte da tarde existir mais um teste diagnóstico.
Amanhã, pelas 19h00, a briosa vai a Santa Maria da Feira defrontar o Feirense clube da Liga de Honra.
De fora dos planos de João Carlos Pereira, deverão ficar os mesmos quatro jogadores que recuperam de lesões, Raul Oliveira, Nuno Piloto e os dois avançados, Dário e Delmer.

Esta folga, deverá ser aproveitada pela direcção da briosa para ultimar os contactos com os possiveis reforços (um avançado e um médio defensivo), que em principio deverão ser apresentados hoje ou amanhã, e serviram para fechar o plantel.

Na minha opinião, poderiam apostar no Tiago Lemos, ex-jogador do Estrela da Amadora, que depois duma tentativa infrutifera no oriente, regressou agora a Portugal e de momento encontra-se sem clube.

Como nota extra, o jogador Ricardo Fernandes escolheu o dia de ontem para se tornar sócio da briosa.

segunda-feira, agosto 16, 2004

A melhor vista da cidade é no estádio com a briosa

A campanha levada a cabo pela briosa para a angariação de novos sócios deverá chegar ou mesmo ultrapassar os vinte mil sócios. A campanha está a decorrer no Atrium Principal do Estádio Municipal de Coimbra e ao fim da tarde o número de sócio já andava perto do 17500, mas ao bom ritmo que a campanha decorre deverá chegar facilmente aos vinte mil.

Com a mentalidade desta direcção, a Académica deverá ser das equipas a levar mais gente aos estádios, visto ser das que oferece os lugares a melhores preços, principalmente para os sócios.

O preço dos lugares, são os seguintes:
Para o 1ºanel:
Sócio Vip Premium Gold: 400€
Sócio Cativo briosa: 130€
Sócio Cativo: 110€
Sócio não cativo (poente): 50€
Sócio não cativo (nascente): 40€

Para o 3ºanel:
Sócio Cativo (central superior nascente): 120€
Sócio Cativo (central superior poente): 130€
Sócio não cativo (central superior nascente): 60€
Sócio não cativo (central superior poente): 70€

Ao vermos estes preços, vimos que a direcção da briosa, mais do que encher os cofres, está a apostar em ter para todos os jogos o estádio cheio, e assim a equipa sentir todo o apoio do público, e conseguir melhores resultados.
Acho que desta vez vale a pena...
Para aderir pode dirigir-se ao Atrium Principal do Estádio Cidade de Coimbra (9h ás 19h), ou então ligue: 239798307.

Junte-se a nós para que o 12º jogador da briosa ser ainda mais forte!

domingo, agosto 15, 2004

U.Leiria ajoelhou-se aos pés da BRIOSA

Depois de ontem a briosa não ter conseguido dar a volta ao resultado negativo frente ao anfitrião Abrantes FC, apanhou pela frente a equipa derrotada pelo Alverca, nada mais nada menos que a bartolomeu sad.

O título em disputa para o jogo de hoje, o terceiro lugar no torneio de abrantes, de certeza não era o mais importante, mas devido a se tratar dos "amigos" do liz, o caso muda de figura.

Durante a primeira parte, a Académica pôs a equipa da sad de joelhos, com um futebol bastante prático e jogado numa toada ofensiva que parecia que do outro lado apenas matraquilhos e um Costinha inspirado defendiam a honra da baliza do liz.
Da parte do Leiria, apenas meros contra-ataques, para dizer que ainda respiravam no meio do sufoco academista.

Aos 31 minutos o árbitro ajuizou mal uma agressão de Pedro Henriques a Faria e expulsou o jogador da Académica.
Mas, passados poucos instantes a briosa, que continuava com um "capanga" chamado Joeano à solta na frente, num momento mágico ao desviar um remate cruzado de Dionathan, desfeiteou a baliza de Costinha, enfiando a bola bem no fundo das redes leirienses.

Na segunda parte:
A briosa desceu mais no terreno, visto estar em inferioridade numérica o jogo foi mais equilibrado, mas não o suficiente para fazer o leiria deixar de estar de joelhos perante a grandiosidade da briosa.

Foi um resultado justo, em que a briosa conseguiu fazer esquecer os maus primeiros 45 minutos do jogo frente ao Abrantes FC.

Pessoalmente, fico mais satisfeito com este terceiro lugar, em que a briosa ganhou ao leiria, do que um primeiro e não ter essa alegria, mas tenho pena que o Felício não tenha jogado, para ele ver o que é ter a briosa como adversário.

Académica - 1 Leiria - 0 ; ficha de jogo

Torneio de Futebol Cidade de Abrantes
Árbitro: André Gralha

U.Leiria: treinador Vitor Pontes (4x3x3)
Costinha; Nélson, Coelho, Otacílio (cap) e Silvestre; Faria, Torrão e Vargas; Renato Queirós, Bernardo Vasconcelos e Fangueiro.

Académica: treinador João Carlos Pereira (4x3x3)
Pedro Roma; Nuno Luís, Danilo, Vasco Faísca e Pedro Henriques; Tixier, Dionattan e Paulo Adriano (cap); Sarmento, Joeano e Rafael Gaúcho.


Ainda bem que não veio!!!

O argentino Gaston Casas, que chegou a ser apontado como possivel reforço da briosa, ainda não arranjou clube e mostrou que não tem a melhor atitude.

Tudo começou quando foi dispensado por mutuo acordo com o Real Betis Balompie, estando já a passadeira estendida para rumar ao UD Salamanca, mas depois dos testes fisicos o jogador foi recusado no plantel charro.
Como o jogador e os seus representantes não gostaram de ficar de fora avisaram o clube charro de que iriam processa-los.

Depois disso, o jogador já foi anunciado como jogador do Racing de Avellaneda, clube argentino ao qual esteve emprestado, sendo esta noticia prontamente desmentida pelo treinador da equipa, assim como dispensaram qualquer outro contrato.
Agora foi anunciado como um possivel reforço do Valencia, pelo que Rafa Benitez ainda não desmentiu nem confirmou esta noticia adiantada por um jornal argentino.

O jogador é argentino, mas a história dele dava uma novela venezuelana e, ao ver esta novela talvez possamos dizer:
Ainda bem que a Académica não é personagem, nem Coimbra cenário.

Abrantes - Académica - ficha de jogo

Estádio Municipal de Abrantes (Torneio de Futebol Cidade de Abrantes), 17h00.
Árbitro: João Capela (Lisboa)

Abrantes Futebol Clube, treinador Vitor Alves (4x3x3):
Vítor Bernardes; Bruno Ferreira, Roldão, Cristiano e Luís Carlos; Sérgio Morujo, Fernando e Hamilton; Bruno Lemos (autor do golo aos 5'), Toni e Leandrão.

Associação Académica de Coimbra, treinador João Carlos Pereira (4x3x3):
Dani; Bruno Leite, Zé Castro, Zé António e Pedro Henriques; Rodolfo, William e Rafael; Luciano, Fredy e Joeano.
suplentes utilizados: Vasco Vaísca, Paulo Adriano, Dionattan, Sarmento e Tixier.

Abrantes - 1 ACADEMICA - 0

O jogo foi divido em duas partes distintas, a primeira parte, em que houve o excesso de confiança dos pupilos de João Carlos Pereira que jogaram á sombra do grande nome da briosa, e substimaram o nome do emblema do Abrantes que entraram com o fato de macaco vestido.

Marcaram cedo, aos cinco minutos por intermédio de Bruno Lemos e tiveram mais uma jogada de perigo pouco depois. Não havendo Académica na primeira parte.

Na segunda parte, foi a vez da briosa arregaçar as mangas e fazer por a vida, mas tarde demais, o Abrantes fechou-se a cadeado na defesa e não foi possivel aos estudantes dar a volta ao mau resultado.

Mas, não podemos dar demasiado relevo a este resultado porque, o técnico da briosa aproveitou este encontro para fazer alguns testes, aprumar algumas jogadas e ver onde pode e tem que usar "cábulas" para poder obter bons resultados.
No espírito de jogo, nota-se que a briosa está a começar a assentar em dois pilares básicos, na defesa em Vasco Faísca e no ataque em Rafael Gaucho, que quando estiver acompanhado de Dário, fará uma dupla temivel.

Como boa noticia, temos ainda que a bartolomeu sad também perdeu com o Alverca!

sábado, agosto 14, 2004

3 dias de festa!!!

Houve aniversariantes nos últimos três dias.

Dia 12, foi Joeano que completou 25 anos, depois no dia 13 foi a vez do guarda-redes Pedro Roma fazer 34, e hoje cabe a vez a Fredy que completa também 25 anos.

Os primeiros dois tiveram a sorte de no final do treino da tarde, serem distinguidos pela direcção que lhes ofereceu uma camisola do clube entre outros adereços, além do respectivo bolo de aniversário.

O ambiente familiar dentro da equipa da briosa já existe, só resta começar a dar frutos. Esses frutos podem muito bem começar já hoje e amanhã, numa pequena vingança à Bartolomeu SAD, trazendo o troféu de Abrantes para Coimbra.

Bolão com mau relvado

O treinador da briosa, não gostou do estado do relvado do campo do Bolão, principalmente a zona da pequena área que já está há dias em reparação, João Carlos Pereira, deu conta à direcção do mau estado do relvado e da pouca satisfação do "mister" nessa questão.

sexta-feira, agosto 13, 2004

Amanhã há exame!!!

Depois da boa nota que a briosa tirou na Figueira da Foz, o cartaz de festas aponta agora para mais um exame de pré-época, neste caso a presença no torneio de Abrantes. Que conta com o Abrantes Futebol Clube, a Associação Académica de Coimbra, o Alverca Futebol SAD e a bartolomeu sad (u.leiria).

Amanhã pelas 17h00 a AAC vai defrontar o clube anfitrião, Abrantes Futebol Clube, que milita na 2ªdivisão B Zona Centro. Ficando para as 19h00 o Alverca SAD contra a u.leiria (força Alverca).

Para este jogo a Académica, deverá contar com os mesmos jogadores que estiveram nas trincheiras do Municipal Bento Pessoa, ou seja, não poderá contar com Dário, Delmer, Nuno Piloto e Raul Oliveira por estarem a recuperar de cirurgia, sendo Paulo Adriano a incógnita, estando Zé António já entre os convocados.

Parabéns!


foto: academicadecoimbra.blogspot.com
Pois é, o nosso guarda-redes, Pedro Roma, fez hoje 34 anos. Nascido a 13 de Agosto de 1970, em Pombal.
Com 1.85m e 83 kg, é um guarda redes forte e prático, com bons reflexos, boa leitura e visão de jogo.
E teve o seguinte historial:
90/91 - Académica - J(2)
91/92 - Académica - J(32)
92/93 - Benfica - J(0)
93/94 - Gil Vicente - J(6)
94/95 - Académica - J(14)
95/96 - Académica / Famalicão - J(0/12)
96/97 - Académica - J(33)
97/98 - Académica - J(34)
98/99 - Académica - J(26)
99/00 - Académica - J(32)
00/01 - Académica - J(22)
01/02 - Académica / Braga - J(0/3)
02/03 - Académica - J(9)
03/04 - Académica - J(27)

O jogador vai para a 14ªépoca como jogador profissional, depois de 10 épocas e 217 jogos oficiais para o campeonato a defender as redes dos estudantes, é um dos jogadores mais acarinhado dos adeptos da briosa, que reconhecem o grande valor que o jogador tem.

Ele está atento!


foto: terceiro anel

Em declarações ao jornal "O Jogo", o treinador da briosa, disse estar atento á lista de dispensados do Futebol Clube do Porto.
Como a lacuna dum ponta de lança não ficou completamente colmatada com a entrada de Dário, os adeptos da AAC podem mesmo ver mais um ponta de lança e/ou um médio ofensivo a entrar no plantel.

A única ressalva que o treinador faz assenta na briosa não entrar em loucuras por nenhum jogador e de ter limitações financeiras.

A novela Gaston Casas, também foi referenciada, principalmente depois do jogador das Pampas não ter assinado pelo Salamanca. Afirmando o treinador que o "timming" dessa possibilidade já acabou.

Foi ainda afirmado pelo treinador que, com as lesões dos avançados será necessário trabalho extra para olear a máquina ofensiva da briosa.

No cartaz de festas da briosa, segue-se o torneio de Abrantes, mas hoje haverá trabalho no Campo do Bolão, pelas 9h30 e pelas 17h.

Leitão poderá não vir

Depois de na passada semana ter sido falado como possivel reforço da briosa, a contratação de Jorge Leitão poderá mesmo não vir a acontecer.

O Walsall Football Club jogou pela última vez no passado dia 10 de Agosto, jogo em que pela segunda vez o jogador português foi um suplente utilizado, mas não tendo qualquer impacto no empate a duas bolas frente ao Bournemouth, entrando somente a poucos minutos do fim.

Numa consulta breve ao site oficial do clube, nada indica que o número 9 dos "saddlers", venha a rumar em direcção a Coimbra. Não havendo sequer a confirmação de qualquer negociação ou mesmo interesse por parte da briosa ou outro clube.

Nos sites referentes a jornais e medias desportivos da região de West Midlands, não fazem qualquer referencia, o que leva a pensar que possivelmente tudo não passou de um boato.

quinta-feira, agosto 12, 2004

Naval - Académica: Ficha de Jogo

Naval, treinado por Guto Ferreira (4x3x3)
Sopalski; Carlitos, Fernando, Ivo Afonso e Nelson Veiga; Sufrim, Fajardo, Éder; Pedro Cervantes, Rhanem e Basílio.
Suplentes utilizados: Glauber, Rui Miguel, Leonardo, Tatu, Aurélio, Pesquina e João Morais.

Académica, treinada por João Carlos Pereira (4x3x3)
Dani; Nuno Luís, Zé Castro, Vasco Faísca e Pedro Henriques; Tixier, Paulo Adriano e Dionathan; Ricardo Fernandes, Rafael Gaucho e Joeano.
Suplentes utilizados: Pedro Roma, Danilo, Rodolfo, Luciano, Fredy, William e Sarmento.

Árbitro: Mário Mendes
Estádio: Municipal Bento Pessoa
Melhor em campo: Vasco Faísca (Académica)

Como nota extra deste jogo, podemos referir que o espectáculo não foi grande coisa, para o pouco público que o viu, mas fica a nota do regresso a casa de Dani, e Ricardo Fernandes ainda não brilhou, mas como nota principal, fica o resultado, a briosa ganhou.

quarta-feira, agosto 11, 2004

Académica brilha na Figueira

A Naval 1ºMaio escolheu para se apresentar aos sócios, a Académica de Coimbra, tendo sido o jogo disputado hoje pelas 19h00 no Estádio Municipal Bento Pessoa, na Figueira da Foz.
Foi um jogo, que devido à indisponibilidade de datas, terá sido também o jogo de apresentação da briosa.

Mas, apesar da Académica ter um jogo de apresentação emprestado, foi a equipa que conseguiu o melhor resultado.
Depois dos primeiros 45 minutos não haver qualquer alteração no marcador. Na segunda parte, o nº10 da Académica, Ricardo Fernandes, na cobrança duma grande penalidade não perdoou e deu vantagem à Briosa. Passados alguns minutos foi a vez do brasileiro Luciano facturar e fechar o resultado.

Nesta pré-época, a Académica vai com 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, segue-se o torneio de Abrantes, onde entram as equipas (Abrantes, Académica, U.Leira e Alverca), um torneio onde pode melhorar o balanço.

terça-feira, agosto 10, 2004

O 12º jogador vai ser mais forte


Posted by Hello
A seguir a Académica juntamente com a TBF terem conseguido a gestão do estádio, já estão a arranjar forma de dinamizar o estádio e assim poder ajudar a briosa.
A direcção vai baixar o preço dos lugares para a bancada poente inferior e tribuna Vip exterior, além duma campanha para novos sócios.

Sérgio Conceição no Standard de Liége


Posted by Hello
O jogador que se iniciou na Associação Académica de Coimbra, e que deu nome ao estádio que acolheu a briosa, durante a remudelação do Municipal de Coimbra, depois de ser dispensado do FC Porto, estando desde o final da época passada sem clube.
Depois de ser falado no Sporting, o jogador acabou por rumar à bélgica para representar o Standard de Liége, até ao final da época.
De entre os rumores e desejos, chegou-se mesmo a suspirar pelo internacional português no plantel da briosa, mas pode ser que isso venha a acontecer já para a próxima época.

Ivanov - Possivel reforço


Posted by Hello
Segundo o jornal "O Jogo", o ponta de lança bulgaro Georgi Ivanov, poderá vir a ser mais um reforço para a Académica.

O internacional búlgaro actualmente listado nas dispensas do Rennes, clube treinado por Boloni, tem um historial de 153 jogos e 84 golos no seu país, e 12 jogos sem qualquer golo em França, estando na época passada esteve emprestado ao PFC Levski Sofia clube de topo da Bulgária.

Como características, o jogador nasceu a 7/2/76, em Plovdiv, frequentou as escolas do Lokomotiv, mede 1.84m e pesa 78kg, é um jogador possante e com um forte carisma. Tido como homem de área, foi campeão da Bulgária em 2000,2001 e 2002 e venceu a taça Bulgara em 89, 2000 e 2002.

Actualmente, parece que ainda faz parte do plantel do Rennes e está credenciado como jogador do PFC Levsky.

Naval - Académica, jogadores

Para o jogo o técnico João Carlos Pereira, pode contar com os seguintes jogadores:
Guarda-Redes:
Pedro Roma e Pedro Gomes.
Defesas:
Nuno Luís e Bruno Leite; Zé Castro, Danilo e Vasco Faísca; Pedro Henriques e Fredy.
Médios:
Tixier, William, Rodolfo e Dionathan; Paulo Adriano e Ricardo Fernandes; Rafael Gaucho e Luciano.
Avançados:
Sarmento e Joeano*.
*com mascara de protecção.

De fora, estão: O guarda-redes Dani, que se encontra lesionado e em Espanha; os defesas Zé António e Raul Oliveira, por lesão; o médio Nuno Piloto; e os avançados Dário e Delmer, igualmente lesionados.

Naval - Académica

A Académica de Coimbra, desloca-se ao estádio municipal José Bento Pessoa na Figueira da Foz para realizar o que será o quarto jogo da pré-época, pela frente vai ter a Naval 1º Maio clube da Liga de honra.

Até agora com resultados menos conseguidos, (2 derrotas e 1 empate), o que dá aos pupilos de João Carlos Pereira uma força extra para mudar o rumo dos acontecimentos. A mais recente contratação, Dário, ainda não poderá jogar devido a lesão, limitando as escolhas do técnico para a frente do ataque.


segunda-feira, agosto 09, 2004

Dário foi apresentado


foto: terceiro anel Posted by Hello

Tal como foi previsto, o avançado Dário está de regresso a Coimbra, tendo sido hoje apresentado aos sócios.
O jogador mostrou-se principalmente bastante motivado e pronto para ajudar a equipa a conseguir um melhor lugar na tabela classificativa do que na época anterior.
Esperando ainda poder voltar a dar grandes alegrias aos adeptos da equipa.

Ora, nos esperamos o mesmo! Força Dário.

Jogo de Apresentação em risco

Depois de sair gorada a tentativa de ter os campeões gregos na apresentação do plantel academista aos sócios, está a tornar-se dificil arranjar outro clube que possa vir participar na festa.

Se tivermos em atenção que as ligas do centro da europa e reino unido já estão em competição nos seus campeonatos, amanhã começa a 3ªeliminatória para a liga dos campeões, a inter-toto ainda não acabou, e na américa do sul os campeonatos vão a pouco mais de meio. Fica dificil arranjar um clube, para jogar na apresentação do dia 13 (sábado).

A agravar essa situação está a realização da supertaça Cândido Oliveira no Municipal de Coimbra, o que vai agravar a escolha de datas.

Na minha opinião, a Académica tem que ter noção da grandeza de tem. Pelo que, não necessita de ninguém para fazer uma boa festa e mostrar aos adeptos o respectivo plantel em acção.
Podiam fazer uma pequena peladinha com o plantel todo, no estádio Cidade de Coimbra, perante os seus adeptos.
Não correndo assim o risco de perder na apresentação.

domingo, agosto 08, 2004

Leitão também faz assistências

O futuro reforço da Académica, Jorge Leitão, que actualmente ainda está por terras de sua Majestade, realizou o que deve ter sido o último jogo pelo Walsall Football Club, que actua na League One, antes de regressar a Portugal.

O Walsall venceu o Port Vale por 3 - 2, jogo em que Jorge Leitão foi suplente utilizado.

A 10 minutos do fim, Jorge Leitão entrou a substituir Gary Birch, mas ainda a tempo de fazer história, realizando duas assistências para golo, um para o camisola 25 Leroy Williams de 17 anos e outro para o camisola 20 Daryl Taylor de 19 anos. Sendo o jovem de 17 anos considerado o homem do jogo.

Jorge Leitão mostrou assim que apenas em 10 minutos pode mudar o rumo de um jogo, e mostra ainda que também consegue realizar boas assistências para golo.

(Na apresentação de Jorge Leitão no blog, foi dito que esteve no SCFarense, mas depois foi confirmado que o avançado natural do Porto, rumou a Inglaterra poveniente do Feirense).

Quem será o capitão?

No ínicio da pré-época, o jogador Paulo Adriano escolhido pelo balneário da briosa para capitão de equipa, mas, muitas coisas aconteceram a partir daí, o que pode por a braçadeira em risco.

Com a contratação de Ricardo Fernandes, o que vem ocupar a posição natural de Paulo Adriano, sendo este na pré-época adaptado a ponta de lança pelo treinador João Carlos Pereira, posição esta que sofria lacunas com Joeano e Delmer lesionados.

Agora, com o regresso por empréstimo de Dário, que foi o capitão da briosa até rumar às aranhas negras do Dubai, logo que esteja apto, deverá ser o titular quase absoluto da equipa dos estudantes, destituindo assim Paulo Adriano da posição.

Assim, quem deverá ser o capitão, Dário ou Paulo Adriano?

Darigol por um ano

Os dirigentes, conseguiram ir buscar o Dário apenas pelo empréstimo de um ano.
Neste empréstimo conseguiu-se fazer a vontade a quase todos, fez-se a vontade ao jogador que queria regressar a Coimbra, ao Al-Jazzira a quem não interessa ter um jogador contrariado, à Académica que fica com o avançado que faltava, e aos adeptos que vêm o regresso do Darigol. Só não se conseguiu fazer a vontade ao U.Leiria que não estragou o negócio à briosa.

Actualmente o Dário encontra-se a recuperar de uma lesão no joelho direito, podendo voltar aos relvados no inicio da época.

Numa entrevista do jogador ao jornal "A Bola", ele não esconde a grande alegria que tem em regressar à capital do Mondego, e espera juntamente com a equipa poder voltar a dar grandes alegrias aos adeptos.

Sendo amanhã apresentado em Coimbra.

Ora venham de lá os Darigols.

Ovarense 2 - Académica - 1

A Académica de Coimbra, numa deslocação para um jogo de preparação a Ovar, teve um resultado menos bom, perdendo por duas bolas a uma.
Golos de Rafael Gaucho pela Académica e Nei e Julio César pela equipa vareira.

O técnico João Carlos Pereira, escolheu o seguinte onze:
Pedro Roma; Bruno Leite, Danilo, Vasco Faísca e Freddy; William, Dionathan e Ricardo Fernandes; Luciano, Paulo Adriano e Rafael Gaucho.
Jogaram ainda: Zé Castro, Zé António, Joeano, Rodolfo, Tixier e Pedro Henriques.

É claro que o treinador e os adeptos não estão contentes com este resultado, nem nada que se pareça. Mas convém ver os pontos positivos deste jogo.
Finalmente a AAC marcou, visto nos restantes jogos não ter marcado (AAC - Vit Setubal 0-0) e (AAC - Belenenses - 0-1).
E este jogo também serviu para a confirmação duma estrela, Rafael Gaucho, o autor do golo academista, tem vindo a surpreender pela positiva.

sábado, agosto 07, 2004

O primeiro troféu da época em Coimbra

A federação Portuguesa de Futebol, agendou para dia 20 de Agosto a supertaça Candido Oliveira, não estando na altura decidido se o jogo se realizava no Municipal de Coimbra ou no WC do liz.

Mas como a qualidade foi um dos metodos de escolha, mais não será preciso dizer, que foi escolhido o Municipal de Coimbra para receber o jogo que dá inicio à época, assim o primeiro troféu oficial da temporada vai ser disputado em Coimbra.

É caso para dizer, Coimbra - 1, Leiria - 0.
Esta foi só a primeira vitória sobre os talibans do centro, mas muitas outras vitórias serão ganhas por Coimbra e pela Briosa.

Jorge Leitão

O mais recente reforço da Associação Académica de Coimbra, chama-se Jorge Leitão e vem do Walsall, tem como principais características o jogo aéreo e trata-se dum avançado de área, ponta de lança.

Quem é o Jorge Leitão:
Nasceu a 14/1/74
Mede 1.80m e pesa 84kg

Antes do Walsall representou o S.C.Farense, e foi comprado por cerca de 227 mil €uros (50 mil contos), em Agosto de 2000, sendo nesse ano, vencedor do prémio jogador do ano da division one, assim como foi o melhor marcador dessa época.

Pelos adeptos ingleses é reconhecido, como um jogador com força, lutador e com faro de golo.

Historial do jogador
Época 2000-01:
Jogos 50 (5) ; Golos 21
Época 2001-02:
Jogos 27 (15) ; Golos 10
Época 2002-03:
Jogos 50(1) ; Golos 13

Esperemos que faça uma historia parecida em Coimbra....

Aniversário do Blog

Pois é, o blog, briosasoccer.blogspot.com, já tem uma semana!

Não é demais dizer, que este blog, apenas serve para tentar noticiar todas as noticias da Académica, para que os adeptos consigam saber tudo o que se passa com o clube que fervorosamente apoiam.

Desta forma, espero que singelamente este blog seja apenas mais um meio de aproximar os adeptos do clube, para aumentar a paixão pela briosa.

Assim, espero que este blog, e outros blogs como este, continuem com a força que têm tido principalmente os que elevam ainda mais o nome da Associação Académica de Coimbra.

Em forma de balanço, a primeira semana contou com 25 noticias e cerca de 200 visitantes.

E tudo isto apenas para dizer uma simples coisa.

Força Briosa, da manutenção para campeão!!!!

sexta-feira, agosto 06, 2004

Os outros... (Braga e Belenenses)

Esta noticia pode parecer que não tem interesse nenhum para a Académica, mas se tivermos em conta que na primeira jornada da Superliga a Académica recebe o SP.Braga, convém estarmos atentos ao que se passa pela terra dos bispos.

Assim, o médio defensivo Vanzini, que costumava alinhar na equipa principal do Braga, deixou o clube minhoto para representar o Terrasa da 2ªliga espanhola, acordo que deverá encerrar nas próximas horas.
Menos um!!!

Quanto ao Belenenses, depois do "amigável" de Gouveia, o jogador Rodolfo Lima, deverá ser castigado quer pelo clube quer pela Liga, pela agressão ao jogador academista.

Só resta dizer como eu dizia quando era miúdo: Bem feita!!!

Académica - Panathinaikos : desmarcado

A noticia foi dada pela direcção da Académica e noticiada no blog (academicadecoimbra.blogspot.com).

Tal como viemos a referir ao longo desta semana, eis que a confirmação aí está, não havia data disponivel para este jogo, visto o PAO, apresentar o seguinte cartaz de festas:

7/8 - Portsmouth - PAO
11/8 - Porto - PAO
23/8 - AE Kition - PAO

Logo, não seria dois dias depois que iriam realizar esse jogo, não nesta altura de pré-época.

Mas, não vem o Panathinaikos, virá outro. Temos a certeza que os dirigentes da AAC, irão encontrar um adversário à altura da equipa da briosa, alguém que deixará os adeptos da briosa orgulhosos.

Dário ainda não é confirmado

Numa entrevista à Rádio Renascença, noticiada pelo blog (terceiroanel.weblog.com.pt), o treinador João Carlos Pereira, não confirma que o ex-capitão Dário esteja de volta do Dubai, assim como desconhece o interesse da briosa no jogador.

Mas, como bom treinador que é, João Carlos Pereira, reconhece que o Dário é um avançado de grande qualidade e que será optimo se ele incorporar a equipa da AAC, visto até existir a lacuna para a posição de avançado.

O avançado mais uma vez mostrou o seu grande amor pela Briosa, quando o Al-Jazzira, clube que detem o passe do jogador o tentou incluir num negocio com a Bartolomeu SAD, mostrando que em portugal só há um clube!
Neste momento o Dário está lesionado, até finais de Agosto altura em que começa a Superliga.

Este caso está igualmente controverso na direcção da AAC, pelo que o presidente interino José Eduardo Simões desmente a contração e qualquer contacto com o avançado e o clube, já o departamento de futebol por Vasco Gervásio diz que está tudo bem encaminhado para o regresso do Dariogol.

Mas isto é tudo normal, são tramites de ordem negocial, não convém fazer grande alarido, para que o barulho não chegue ao Dubai, e isso venha a dificultar as negociações.

Espero que o Sr.Vasco Gervásio tenha toda a razão!!

Leiria tenta Dário

Segundo o blog (http:\\academicadecoimbra.blogspot.com), a União Desportiva de Leiria mais uma vez mostrou o seu enorme desportivismo, ao tentar mais uma vez roubar um jogador da AAC.

O João Bartolomeu, que ao longo de todo o seu mandato no U.Leiria, tem tentado antes de ajudar o Leiria prejudicar a Académica. Não sabemos qual a razão para toda essa raiva e ódio, só pensamos que seja inveja do historial da AAC e ciumes da massa associativa, que são coisas que o Leiria por mais voltas que o mundo dê nunca ultrapassará a briosa.

Quanto à tentativa de ir buscar o Dário, deixo um recado para o Bartolomeu, nem todos os jogadores são parasitas, nem todos seguem o dinheiro sujo que lhe saí do bolso. O Dário, é um jogador que tem a Briosa no coração, teria que vender tudo o que tem para levar o Dário a preferir Leiria em vez de Coimbra.

Força Briosa, com Dário certamente seremos campeões.

quinta-feira, agosto 05, 2004

O regresso do herói

A grande lacuna desta pré-temporada na equipa da Académica, tem se notado principalmente na posição de ponta de lança, apesar do esforço dos dirigentes da briosa em colmatar essa falha, primeiro com Gaston Casas e depois com Edgaras Jankauskas, as negociações nunca chegaram a bom porto.

Agora, e segundo noticia dos jornais "Record" e "A bola", eis que o avançado pode vir das Arábias em vez da europa, ou seja, o ex-capitão Dário pode estar de volta do Dubai.

Depois de em Outubro passado ter deixado os academistas por ser um negocio bom para os dois, mostrando assim o seu amor pela camisola negra, e rumado à terra do petróleo. Eis que o melhor marcador da Briosa pode estar de volta por empréstimo, visto o clube Al-Jazzira também estar receptivo a isso.

Agora só resta saber como decorrerá o negócio, e, esperemos que o Dário, volte para continuar a contagem de golos, contagem essa que já vai em 83.

Se esta contratação chegar a um bom fim, o treinador João Carlos Pereira deverá dar por fechado o plantel.

Notas positivas do encontro negativo

Para a AAC e João Carlos Pereira, este jogo serviu principalmente para ver como se estão a adaptar os novos reforços e para icentivar o espírito de equipa.
Enquanto que para a massa associativa, serviu para matar um pouco a fome de bola e ver como são as caras novas da Briosa.

Notas positivas para os novos jogadores:
William - é um jogador que está a começar a ganhar as características do pulmão da equipa, parece servir principalmente para parar todas as iniciativas de ataque que o adversário tenha.

Rafael Gaucho - parece que temos estrela, mostrou que é um jogador com que podemos contar, e parece que a Mancha Negra, pode começar a pensar num hino especial para ele.

Vasco Faísca - Está a corresponder ao que todos os adeptos esperam dele, com a instrução em Alvalade e o estágio em Itália, vai fazer esquecer o Tonel, se é que ainda alguém se lembra dele.

Notas menos positivas:
Danilo - Ainda falta trabalho.

Ricardo Fernandes - Convém que a estrela comece a brilhar, só o nome não chega.

Luciano - Ainda falta trabalho.

Bruno Leite - Ainda falta trabalho.

Académica passou um verdadeiro calvário

A taça da estrela, competição que está incluída nos festejos de Nossa Senhora do Calvário, em Gouveia, já vai na sua terceira edição, tendo a AAC ganho as duas anteriores.

Desta vez, surgiu um Belenenses demasiado forte, não dando hipótese a que a AAC fizesse o tri nesta competição.

Num jogo marcado por uma excessiva agressividade, onde o ataque da Briosa não esteve no seu melhor, enquanto que a expulsão do jogador do Belenenses Rodolfo Lima, pecou por ser demasiado tarde. Este erro foi o coroar duma péssima exibição por parte do juíz da partida Carlos Xistra.

O golo aconteceu, no seguimento dum pontapé de canto, numa falha de marcação do jovem Zé Castro, ao qual Rodolfo Lima não desperdiçou, fazendo o resultado final de 1-0.

A AAC, mais uma vez se ressentiu da ainda falta do matador de área, pelo que o Belenenses mostrou ao longo de todo o jogo, o que já vai prometendo, que é uma equipa forte e está aqui para lutar.

A Académica jogou num 4x3x3, enquanto o Belenenses começou com um 4x4x2, e acabou num 4x2x3x1.

Académica - Belenenses; constituição das equipas

Estádio Municipal de Gouveia

Árbitro: Carlos Xistra

Académica (treinador João Carlos Pereira):
Pedro Roma; Nuno Luís, Danilo, Zé António e Pedro Henriques; William, Dionathan e Ricardo Fernandes; Luciano, Paulo Adriano e Rafael Gaúcho.

Belenenses (treinador Carlos Carvalhal):
Marco Aurélio; Amaral, Rolando, Pélé e Cabral; Andersson, Ruben Amorim, Zé Pedro e Neca; Eodolfo Lima e Antchouet.

quarta-feira, agosto 04, 2004

A novela Gaston Casas ainda não acabou

Depois do jornal espanhol "A Marca", ter dito que estava quase certa a contratação do ex-Bétis pelo Salamanca, adiantando mesmo uma data para a sua apresentação.
Eis que "afinal havia outra", outra equipa a tentar adquirir os serviços de Casas, desta feita uma equipa da primeira divisão mexicana.
Apesar de este jogador já não interessar à Briosa, porque o objectivo é um europeu, é sempre interessante ver estes desfechos desportivos.

Supertaça portuguesa no Municipal de Coimbra

Depois dos grandes (SLB - FCP) terem chegado a acordo quanto à data, ficando marcado para 20 de Agosto, está agora a provocar uma acesa discussão quanto ao estádio que vai receber o jogo da Supertaça.

Preferindo o Futebol Clube do Porto, a casa de banho do liz, enquanto a FPF, está inclinada para Coimbra.

A decisão fica para amanhã, esperemos que seja na casa da Briosa, visto que para o ano não poderá ser porque se assim fosse uma das equipas estaria a jogar em casa...

Xano detido

Segundo noticiou o blog terceiro anel, o jogador das escolas da AAC, que actualmente representa por empréstimo o Salgueiros, terá efectuado uma viagem de comboio (Figueira da Foz / Coimbra) sem bilhete e sem documentos, pelo que, logo que chegou a Coimbra foi acompanhado por agentes da autoridade até ao posto para averiguações.

O pior é que estas situações não são novas para o talentoso jogador, já no ano passado (junho) também provocou desacatos junto das autoridades, tendo mesmo sido detido na noite da Figueira da Foz.

É hoje ás 18h

O treinador da AAC, João Carlos Pereira, tem hoje a segunda oportunidade de ver as capacidades dos seus pupilos em acção, frente a um Belenenses que promete ser uma surpresa (pela positiva) desta época.

No estádio Municipal de Gouveia, às 18h00.

O provavel onze de João Carlos Pereira, será o seguinte:
Pedro Roma; Nuno Luís, Danilo, Vasco Faísca e Pedro Henriques; Rodolfo, Dionathan e Freddy; Rafael Gaucho, Ricardo Fernandes e Paulo Adriano.

O provavel onze de Carlos Carvalhal, será o seguinte:
Marco Aurélio; Cabral, Gonçalo Brandão, Wilson e Cristiano; Andersson, José Pedro e Lourenço; Neca, Rodolfo Lima e Antchouet.

Mas, qualquer que seja o onze de ambas as equipas, o importante é que seja um jogo em que o treinador da AAC, fique com a melhor captação possivel dos jogadores que tem e do adversário. E claro, que a AAC ganhe!

Força Briosa

PAO, corrigiu, mas ainda não confirma

Depois de ontem ter verificado no site oficial dos campeões gregos (www.pao.gr), que o jogo frente à AAC, não estava no cartaz de festas dos gregos, entrei em contacto com eles, pelo que corrigiram, mas...
...mas continuam a não confirmar.
Houve alterações dos jogos que irão realizar, que agora são os seguintes:

7/8 - Portsmouth - PAO
11/8 - FCPorto - PAO
23/8 - AE Kition - PAO

Agora, consigo ter a resposta para a pergunta que fiz ontem, "Será esquecimento dos gregos ou alteração de planos por parte dos dirigentes da AAC?". Como no dia 11 o PAO vai jogar frente ao FCPorto, estando assim em Portugal é provavel que passado dois dias possa fazer o jogo frente à AAC, o que só nos deixa felizes.
Felizes porque temos uns dirigentes muito mais competentes do que os do PAO, e felizes porque vamos ter na apresentação o clube campeão do país campeão europeu.

terça-feira, agosto 03, 2004

Panathinaikos não confirma jogo de apresentação

No site oficial do clube campeão grego, o jogo de apresentação da AAC frente ao gregos, agendado para o próximo dia 13 na Figueira da Foz, não aparece nos planos da equipa.

Na secção dos próximos jogos, aparece o seguinte plano de festas:
dia 7/8 ; 17h00 - Portsmouth - PAO
dia 23/8 ; 20h00 - AE Kition - PAO
dia 25/8 ; Paffos - PAO
ignorando(?) assim o jogo com a briosa.

Agora resta saber se foi esquecimento por parte do webmaster dos verdes da Grécia, ou se houve alterações de planos dos dirigentes da briosa.

Edgaras Jankauskas já não é hipótese

Pois é, foi um sonho ou mero desejo que durou muito pouco tempo. O empresário do jogador, Paulo Barbosa, afirmou ao jornal OJOGO, que ainda não tinha conhecimento da dispensa do seu representado e se ele fosse excluído dos planos de Del Neri, irá representar um clube estrangeiro. Deixando assim a AAC, fora de hipótese.

Nem o Gepeto, tinha criado um pinóquio assim! É o que me leva a dizer deste Sr.Paulo Barbosa. Que, sendo alguém com ligações bastante fortes aos clubes e aos jogadores, depois de ser noticiado em todos os jornais desportivos e inclusivé na televisão e rádio, ele não ter tido conhecimento da dispensa do seu jogador.

No mesmo jornal desportivo (OJOGO), vem a referir que os dirigentes da AAC, já estão em negociações avançadas com um avançado europeu. Agora resta saber a nacionalidade e o clube de onde vem!

segunda-feira, agosto 02, 2004

Matador ainda esta semana

A direcção da AAC, afirmou que o plantel ainda não está fechado, faltando encontrar um avançado de área, ou seja um matador.
Afirmando mesmo que até ao final da semana o tão esperado avançado chegará.

Será que a dispensa do Jankauskas vai acelerar o fecho do plantel?
Se virmos que o jogador nas épocas que teve ao serviço do FCPorto, não conseguiu brilhar o que prometia, não criando assim desejos além fronteiras pelos seus serviços e, com a maioria dos clubes que actuam na superliga já com os planteis fechados.
Os adeptos da AAC, podem ver o Edgaras a seguir o mesmo caminho que o Ricardo Fernandes.

Os únicos entraves que podem haver serão os de ordem salarial do jogador, as condições que o FCP ponha na libertação do passe, e o eventual interesse de clubes estrangeiros.

Mas deixemos as escolhas para os dirigentes e treinador da Briosa, que certamente farão o melhor negócio possivel, seja qual for o jogador.

Zé António ou Rui Marques

O "ainda" jogador da Académica, Zé António, tem continuado a treinar e a fazer a pré-época junto com os restantes jogadores da AAC, apesar dos boatos de saída serem bastantes, desdes saídas para o estrangeiro (Hannover, entrer outros) até clubes portugueses da Superliga.
Pondo assim incertezas na continuação deste jogador no plantel ou não.

O possivel sucessor é Rui Marques, um ex-jogador do VfB Estugarda, clube que actua na Bundesliga.

Mas, quanto mais tempo passa, mais parece que tudo fica na mesma... O Zé António na AAC, e o Rui Marques longe de Coimbra.

Rocha - do campo para a clínica

Depois de 18 épocas na Académica como jogador, chegou a hora do veterano Rocha dar a vez aos mais novos.
Mas, como símbolo da Briosa que é, o agora ex-jogador vai assumir funções de fisioterapeuta, um prémio merecido.

domingo, agosto 01, 2004

Conhecer o adversário

O CF"Os Belenenses", um clube histórico do futebol português, consegue obter a sua força através da simpatia e antiguidade que tem nas competições nacionais.
Os Belenenses, são também conhecidos por: "o clube da Cruz de Cristo e os azuís do Restelo".

Para o Belenenses a época passada foi atribulada, pois só com matemática e na última jornada é que ficou decidido o futuro. Teve 3 treinadores ao longo da época, e algumas contratações um pouco frustradas.

Mas este ano o Belenenses aparece com nova cara, para treinador foi buscar Carlos Carvalhal o responsável pela promoção do Vitória de Setubal.
Quanto a jogadores:
GR - Marco Aurélio *
GR - Pedro Alves
D - Sousa *
D - Amaral
D - Mangiarratti
D - Wilson *
D - Rolando
D - Gonçalo Brandão
D - Cristiano *
D - Pélé
D - Cabral *
M - Tuck
M - Andersson *
M - Marco Paulo
M - Ruben Amorim
M - Neca *
M - José Pedro
M - Juninho Petrolina *
A - Lourenço *
A - Brasilia
A - Eliseu
A - Antchouet *
A - Rodolfo Lima *
A - Ceará
* possível equipa títular (caso o treinador Carlos Carvalhal opte por um 4x3x3 ofensivo)

Este jogo amigável, vai ser uma prova de fogo para a AAC, visto o Belenenses ser das equipas da Superliga que melhor se reforçou, indo buscar alguns jogadores aos grandes (Lourenço, Andersson, Cabral, Cristiano e Rodolfo Lima), e também uma das agradaveis surpresas da época passada (Juninho Petrolina), além da indefinição que são os jogadores brasileiros, os que brilharam em divisões inferiores e os que provêm de escalões jovens (Amaral, José Pedro, Rolando).
Se a estes, juntarmos a qualidade já comprovada do guarda-redes Marco Aurélio, do jovem Neca, Antchouet, Sousa e a experiência de Wilson, somos obrigados a afirmar que o Belenenses é tal como a Briosa, um candidato à UEFA.

Temos todos os ingredientes para um bom jogo, e sobretudo para uma boa época desportiva.

O proximo teste diagnóstico, chama-se Belenenses

Depois do empate com o Vitória de Setubal, em que a falta de um matador de área se fez sentir, eis que o treinador JCPereira, já tem marcado outro teste diagnóstico.

A "sala de aula" é a mesma e tem pelo nome Estádio Municipal de Gouveia, e está marcado para as 18h00m.

Este teste diagnóstico dá pelo nome de Clube de Futebol "Os Belenenses", e no passado recente esta equipa foi derrotada pela AAC, por uns fortes e expressivos 5-0, mas desde aí muitas coisas mudaram, quer no azuis do restelo quer na briosa de Coimbra.

Será um teste interessante!

Casas dado como certo em Salamanca

Depois de ter sido noticia ao desvincular-se do Bétis de Sevilha, hoje foi noticiado no jornal espanhol "MARCA", o fecho das negociações entre o Salamanca e o jogador. Anunciando mesmo para amanhã a apresentação do jogador.

Tendo em vista que o Salamanca esteve em crise financeira, tendo mesmo que recorrer à venda de património para cobrir algumas despesas, se o Casas preferiu o muito duvidoso (Salamanca) ao pouco certo (AAC), e a 2ªliga espanhola à superliga portuguesa, só mostra que é uma pessoa burra, e não adianta ter jogadores burros na briosa.
Só resta dizer obrigado Salamanca.

Académica de Coimbra - 0 Vitória de Setubal - 0

Num jogo onde os estudantes brilharam mais do que os sadinos, o empate a zero favoreceu o vitória, e mostrou que a AAC, precisa urgentemente de um goleador.
ACADÉMICA (4x3x3)
Pedro Roma; Nuno Luís, Pedro Henriques, Vasco Faísca e Danilo; Dionathan, Rodolfo e Freddy; Paulo Adriano (cap), Filipe Sarmento e Rafael Gaucho.

VIT. Setubal (4x2x3x1)

Arbitro: Carlos Xistra

Apesar de ainda estarmos em pré-época parece que o pior elemento em campo foi mesmo o Sr. Xistra!

Teste diagnóstico

Depois de três dias em Góis, onde JCP, fomentou o espírito de equipa e a coordenação e adaptação a situações de adrenalina através de desportos radicais. Cinco dias em Gouveia com trabalho de pré-época estafante no alto da montanha.
Chegou a hora de ver como se comportam os estudantes frente aos sadinos!